A dica de leitura do Instituto Millenium para esta semana é o livro “Pai rico, pai pobre”, de Robert Kiyosaki. A obra é ideal para quem deseja aprender mais sobre a relação entre finanças e prosperidade através de ensinamentos que podem ser facilmente colocados em prática.
O autor inicia a obra questionando o ensino nas escolas, uma vez que entende que boa formação e notas altas não bastam para garantir o sucesso de alguém. Robert Kiyosaki analisa que os jovens vão para a escola, mas continuam despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança.
Com tantas mudanças no mercado, não é mais novidade que empregos garantidos já não existem mais. Assim, “Pai Rico, Pai Pobre” evidencia que a questão não é ser empregado ou empregador, mas ter o controle do próprio destino ou delegá-lo a alguém.
Leia também
Mercado Financeiro: O que é e como funciona?
“Disciplina e resiliência são mais importantes que uma renda alta na hora de investir”, afirma especialista
É um livro substancial e visionário que traz, ainda, outros questionamentos aos pais sobre a educação financeira dos filhos. Nesse sentido, a proposta do autor é apresentar uma nova percepção do modo como se realizam os investimentos.
O objetivo central da obra é instruir o leitor e despertar sua inteligência financeira e a de seus filhos. Como disse o autor, a principal razão pela qual as pessoas têm problemas financeiros é que passaram anos na escola, mas não aprenderam nada sobre dinheiro. O resultado é que elas aprendem a trabalhar por dinheiro, mas nunca a fazer o dinheiro trabalhar para elas.