A dica de leitura do Instituto Millenium é o livro “Mauá: empresário do império“, de Jorge Caldeira. A obra é ideal para todo empreendedor, já que conta de forma aprofundada a história de Irineu Evangelista de Sousa – o Visconde de Mauá -, que conseguiu consolidar sua carreira em meio a guerras, intrigas e trapaças.
De acordo com o autor, o pioneirismo foi uma das principais características da trajetória do empresário. Seus feitos trouxeram inovação e desenvolvimento para o Brasil do século XIX e, entre eles, é possível destacar a implantação da primeira fundição de ferro e estaleiro no país; a construção da primeira ferrovia brasileira, a estrada de ferro Mauá, no Rio de Janeiro; e o primeiro banco a operar em grande escala no Brasil.
As conquistas foram grandes, mas vale ressaltar que ao longo dos anos Mauá encontrou muitos outros desafios pelo caminho. O contexto da época era de uma sociedade provinciana, que considerava o feitor de escravos como o melhor gerente de recursos humanos. Quando expandiu seus negócios mundialmente, com dezessete empresas em seis países, surgiram fortes oponentes como banqueiros internacionais, ditadores latinos, políticos e integrantes da alta sociedade.
Leia também
Dica de leitura: História do Brasil com empreendedores
Jovem empreende, inova no e-commerce de acessórios e conquista resultados expressivos
Para cada vitória, uma grande luta. As batalhas do visconde eram diárias e quem gosta de história vai querer mergulhar nesta narrativa que mistura a vida de Mauá com a própria existência e crescimento do Brasil.
Sobre o autor
Jorge Caldeira é escritor e doutor em ciência política pela USP. É autor dos livros “Mauá, empresário do Império” (Cia. das Letras, 1995), “História do Brasil com empreendedores” (Mameluco, 2010). “Júlio Mesquita e seu tempo” (Mameluco, 2015) e “História da riqueza no Brasil” (Estação Brasil, 2017).