Dois estudantes de São Gonçalo, alunos do Colégio Estadual Joaquim Gomes, em Niterói, se preparam para viajar de avião pela primeira vez. Filipe Berbeti, de 16 anos, vai representar o país na China, num concurso que avalia o conhecimento de estudantes do mundo todo sobre a língua mandarim e a cultura do gigante asiático. Já Gabriel Mello, de 15 anos, vai junto, mas como observador. Está interessado em aprender mais sobre a cultura local.
Filipe e Gabriel foram, respectivamente, o segundo e o terceiro colocados na etapa nacional do Chinese Bridge. Filipe se classificou para a fase internacional da competição, que será disputada em outubro. Lá, junto do primeiro colocado, um estudante de São Paulo, será avaliado em prova escrita e de conversação e precisará demonstrar aptidão com alguma tradição chinesa.
— Estou bem ansioso para a viagem e animado para conhecer a Muralha da China e para provar comidas exóticas, tipo escorpião —diz Filipe.
O colégio onde os dois estudam é uma das primeiras escolas públicas do país com foco em ciências exatas e ensino do mandarim. Foi lá que Filipe aprendeu a tocar a flauta hulusi, com a qual se apresentará na competição. E enquanto muito adolescente foge da matemática, no colégio ela é uma das disciplinas favoritas dos alunos.
Fonte: O Globo.
No Comment! Be the first one.