Quem se interessa por assuntos relacionados à sustentabilidade vai se identificar com a dica de leitura dessa semana, que é o livro “Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa”, de Catherine Weetman.
Levando em consideração que é esperado um aumento de cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo até 2030, a obra oferece uma perspectiva estratégica para que empresas e organizações consigam se ajustar à essa realidade de exaustão dos recursos naturais e aos problemas decorrentes do excesso de resíduos gerados pelo alto consumo.
A leitura vai muito além do conceito tradicional de sustentabilidade, passando por temas como economia compartilhada e outras questões importantes.
Este é o primeiro livro em língua portuguesa com a devida profundidade nesse tema tão relevante. Em um futuro bem próximo, os mais diversos tipos de negócios estarão inseridos na economia circular, por isso, é uma obra indispensável não só para os profissionais, mas também para todos os estudiosos desse universo.
Leia também
Sustentabilidade: ideologia ou economia?
O histórico da Amazônia e a sustentabilidade: produção e preservação caminham juntas!
Uma furadeira ou um furo?
Em entrevista recente ao Instituto Millenium, o CEO da Indústria Fox, Marcelo Souza, explicou que o conceito de economia circular está relacionado à ideia de redução, recuperação e reciclagem de materiais e energia, fazendo um contraponto com a economia linear, que tem como foco a produção e o consumo em massa.
“Saímos de um modelo de compra e venda para um modelo de serviços. E isso é muito bom, porque se a sociedade estiver pautada em um modelo de serviços, se torna possível pulverizar a geração de receita”, acrescentou.
No âmbito econômico, o modelo circular pode colaborar principalmente com a geração de empregos, pois está diretamente ligado à prestação de serviços e ao aumento do volume de mão de obra.
“Na maioria das vezes, compramos um produto, mas queremos o que ele gera e não ele em si. Tem aquela máxima ‘Eu quero uma furadeira ou um furo?’. Então essa questão de produto e serviço é um conceito muito grande dentro da economia circular”, explicou.
Aspectos Introdutórios da Economia: conheça nosso curso!
Agora, assinantes do Clube Millenium têm acesso exclusivo ao curso “Aspectos Introdutórios da economia: Um curso para provocar debate e ideias novas”. O objetivo é conscientizar o futuro empreendedor sobre o ambiente de negócios brasileiros. São sete módulos que podem ser acessados quando e onde você quiser. Tem interesse? Assine e não perca!