Uma alternativa para facilitar o processo de educação é aliar estratégias tecnológicas no ensino. De acordo com a base de dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartup), as startups de educação representam 7,07% do total de 12.688 cadastradas na base de dados da associação. É o primeiro lugar por mercado de atuação.
Esse dado revela uma importante característica e demanda do mercado brasileiro de startups: soluções criativas de ensino. Baseado nisso, muitas empresas nascem focando este setor. Foi o caso da startup desenvolvida pelo pesquisador e educador baiano, Martins Mafra.
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“O momento que estamos vivendo é promissor, há espaço para soluções locais competirem e ganharem escala e atenderem com eficiência, qualidade, preço e entrega das soluções”, afirma.
Ele conta que queria desenvolver uma estratégia para ajudar no ensino de História Local para uma turma de alunos do ensino fundamental.
“Eu queria descobrir quais eram as habilidades dos alunos mas não queria fazer isso a partir da pesquisa [tradicional]”, conta.
A solução encontrada por ele foi fazer este diagnóstico utilizando um jogo desenvolvido justamente para isso. A partir desta primeira turma, vieram outras. Assim nasceu a startup ‘Expertise Soluções em Educação’, fundada em 2017.
A empresa é focada em desenvolver soluções personalizadas para Educação e Ambientes Corporativos. Eles fornecem cursos, fazem formação de professores e estratégias que fazem uso pedagógico de smartphones.
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“Utilizamos drones, prototipagem, realidade virtual, realidade aumentada, programação e conceito de game design e diversas outras soluções inovadoras para educação”, diz.
Para o educador, o ensino realizado em diversas instituições ainda é muito abstrato, o que dificulta o aprendizado. Por isso, há uma demanda por soluções que possam materializar o aprendizado.
“O ensino que geralmente é enfadonho torna-se dinâmico, animado e desafiador”, reforça.
Fonte: “G1”