“O Brasil é o maior litigante do mundo, com 115 milhões de processos à espera de solução”, diz Melissa Gava, 36 anos, especializada em métodos amigáveis de resolução de conflitos.
A motivação da fundadora nasceu em 2014, quando, após retornar de um período pela Europa, Melissa se deparou com a burocracia e sobrecarga que definem o sistema judiciário atual.
“Comecei a fazer algumas pesquisas de mercado e notei que aqui se falava muito pouco em mediação online. Ao mesmo tempo, nosso país apresentava os piores números do mundo. Logo vi que era importante trazer esse serviço para o Brasil e começar a educar a sociedade brasileira.”
Veja também:
Startup Egalitê promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado do trabalho
Clubes de assinatura de livros criam alternativas ao varejo
Davi Andrade: “Burocracia excessiva atrapalha empreendimentos”
Ao lado de Camilla Feliciano, a Mediação Online, Melissa criou então a Mediação Online, uma plataforma que se propõe a ajudar pessoas e empresas a chegar a um acordo sem a necessidade de entrar na Justiça.
Do envio do caso à homologação do acordo, tudo é feito pela internet, com a participação de um dos 40 mediadores profissionais cadastrados. “Enquanto uma ação dura cerca de seis anos nos tribunais, a Mediação Online encerra um caso, em média, em uma semana”, diz.
Entre mediações e negociações (quando as partes já têm um acordo pré-estabelecido), a startup já intermediou 34 mil acordos.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”