Com a quarentena imposta pela crise do coronavírus, que fechou boa parte do comércio, lojistas e prestadores de serviços dos mais variados portes foram obrigados a desenvolver uma nova estratégia da noite para o dia: vender pela internet.
Mas para se destacar no competitivo ambiente do comércio eletrônico e conquistar o consumidor é preciso seguir alguns passos importantes para construir uma presença na rede. Na pandemia, estima-se que o e-commerce ganhou ao menos 4 milhões de novos clientes.
Para especialistas em e-commerce, é necessário usar todas as redes sociais e aplicativos possíveis, como Instagram, Facebook, Twitter, WhastApp e Telegram. Outra sugestão é ir além das fotos nos posts e investir em vídeos.
Ciro Bottini, autor do livro “Vender! Vender! Vender!” e sócio da consultoria Máquina de Propaganda, diz que a propaganda digital é um caminho eficiente para chegar ao potencial cliente, que hoje está confinado dentro de sua casa:
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— Para vender, neste momento de crise, precisamos usar, ao máximo, as redes sociais e, dessa forma, aumentar a produtividade fazendo mais com menos. Hoje em dia, já se consegue fazer vídeos com boa qualidade a partir do celular. E nada melhor do que aproveitar esse momento para ter sucesso. O WhatsApp é uma ferramenta que permite contato direto de qualquer empresa com seus clientes e também com outras empresas. Deve ser usado com frequência por qualquer segmento.
Além das redes sociais, o consultor Jorge Vargas, da JV Consulting, lembra que é importante ter um site padrão como forma a aumentar a credibilidade. Ele destaca a importância da transparência:
— Seja transparente e coloque todas as suas informações como telefone e endereço. Credibilidade é tudo.
Confira dicas dos especialistas para empreender na internet:
Crie uma rotina
Anuncie seus produtos e serviços regularmente com fotos e vídeos, convide seus clientes para eventos, promoções e lançamentos. É importante criar uma rotina de novidades. Isso vale para agora e também para depois da pandemia, quando tudo voltar ao normal, diz Ciro Bottini.
Não deixe ninguém esperando
Todas as redes sociais precisam estar conectadas entre si. Por isso, seja rápido na resposta e no esclarecimento das dúvidas dos clientes por meio desses canais, que hoje tem muitas opções na internet.
Faça seu cliente se sentir único
É necessário surpreender o cliente com novas sugestões de produtos, fazer promoções e oferecer um atendimento personalizado ao máximo. Isso pode ser feito mandando uma mensagem com o nome do cliente, um brinde ou algo que de alguma forma signifique um carinho especial com quem comprou o seu produto neste momento. Crie valor para a sua marca para se diferenciar dos concorrentes. Outra ideia que pode funciona é criar um sistema de pontuação para descontos ou brindes para ter a fidelidade dos clientes e estimular novas compras.
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Imagem é tudo
O maior apelo para o consumo é sempre o visual. Mas não basta uma boa foto. Faça vídeos e preste atenção nos ângulos e na iluminação. Tente aproveitar todos os recursos da câmera do celular. Imagens instigantes ajudam muito a vender.
Seja o seu melhor garoto-propaganda
Você já pensou em ser apresentador dos seus produtos? Ciro Bottini, que ficou famoso vendendo produtos na televisão, diz que a estratégia funciona. Ele sugere gravar vídeos bem dinâmicos, de até um minuto, falando sobre os principais diferenciais daquilo que você quer vender. Peça para alguém gravar ou faça você mesmo com a câmera de selfie.
Se liga na mensagem
Use um tom promocional quando estiver vendendo o seu produto e um seja um pouco mais sóbrio quando a mensagem for para valorizar a marca.
Conquiste credibilidade
Para aumentar a confiança, dê transparência aos seus contatos, como telefones, CNPJ e endereço. Além das redes sociais, tente criar um site ou blog com informações da empresa e o seu histórico.
Fonte: “O Globo”