Uma startup filipina tem se destacado no ensino online de inglês com aulas sob demanda por um baixo custo. A Learntalk surgiu em 2016 e seu diferencial é conectar tutores nativos com estudantes de qualquer parte do mundo, em aulas realizadas por videochamadas.
Com um quadro de mais de 100 professores, a empresa oferece aulas 24 horas por dia, sete dias por semana, a um custo a partir de US$ 4,50 (cerca de R$ 18) por aulas individuais de 25 minutos ou US$ 2 (ou R$ 8) para aulas em grupos de até quatro pessoas.
Com esse modelo e uma metodologia própria, que adapta o formato de aula convencional ao ambiente de aprendizagem online, a empresa já atraiu milhares de alunos e empresas do porte da Toyota, Schindler e Malayan Insurance. “Procuramos ser um competidor de alta qualidade por um bom valor. Optamos pelo modelo como o da GoFluent e Berlitz, mas estamos tentando trazê-lo para o mundo online e por um baixo custo”, disse Nicolo Luccini, fundador e diretor-geral da Learntalk, à Entrepreneur Philipines.
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As aulas da Learntalk priorizam o desenvolvimento das habilidades de conversação, por meio de perguntas, dramatizações e exercícios de compreensão. Podem ser realizadas por computador ou com o aplicativo próprio para smartphones com sistema operacional Android e são complementadas, gratuitamente, com materiais didáticos próprios e de cursos preparatórios para exames de proficiência, como TOEFL e Cambridge.
Ao fim de cada aula, os alunos recebem por e-mail um retorno do professor sobre o andamento da aula e um relatório de progresso.
A empresa tem cursos voltados para negócios, testes preparatórios e aprendizado de gramática, além de contar com um programa desenvolvido especialmente para crianças.
Seus tutores não precisam ter experiência formal no ensino do idioma, apenas contar com os equipamentos necessários para a atividade (conexão de internet estável, PC, headset e webcam) e alcançar um determinado nível nos testes de gramática para dar aulas no nível básico e receber um dinheiro extra.
O valor por aula aumenta conforme a experiência didática e o nível de conhecimento do idioma. A empresa tem tutores filipinos, sul-africanos, nigerianos e de outras nacionalidades.
Inglês é o terceiro idioma mais falado, com aproximadamente 1,1 bilhão de falantes, sendo 378 milhões de nativos e 743 milhões de pessoas que têm o idioma como segunda língua, segundo a publicação Ethnologue.
Estima-se ainda que aproximadamente outras 700 milhões de pessoas falem inglês como língua estrangeira e que nada menos do que 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo estude o idioma.
Luccini vê sua startup inserida no movimento global de oferecer educação online de alta qualidade. “Acredito que, nos próximos dez ou 15 anos, veremos nomes de escolas globais que são essencialmente online. Se você quer oferecer um nível de educação de escola internacional para seu filho não precisa ter US$ 25 mil. Seu filho pode seguir exatamente o mesmo currículo online, estando em casa”, diz o empreendedor. “Em minha modesta opinião, é assim que a educação acontecerá no futuro.”
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”