Há 29 anos, Bernardete Klein decidiu montar no então distrito de Mimoso do Oeste, atual município de Luís Eduardo Magalhães, o Colégio Mimoso do Oeste (CMO). A empresária conta que o colégio cresceu e tornou-se referência na educação da cidade. “Nosso objetivo com a criação da escola era de oferecer uma educação à altura dos grandes centros na formação dos seus cidadãos”, pontuou.
Como forma de buscar mais crescimento, a empresária resolveu investir em inovação e tecnologia. Para isso, buscou a ajuda do Sebrae através do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), em junho de 2017. “O intuito era ampliar ainda mais meu empreendimento, a minha meta é que em março do ano que vem o número de alunos aumente em 18%”, completou.
Preocupados com o legado da instituição para a sociedade, foi implantado na unidade escolar um projeto de energia solar. Através de uma parceria com a Enersol Brasil, foi feito o investimento para instalar um moderno equipamento de energia fotovoltaica. Assim, a empresa passou a ser autossuficiente na produção de energia a partir de uma fonte limpa e renovável: o sol. Com isso, são 17,67 toneladas de CO2 a menos injetado na atmosfera.
Veja também:
Renato Mendes: “O desafio é entender o novo mundo digital”
Educação a serviço do empreendedorismo
Startup desenvolve exames mais eficazes para tratamentos oncológicos
A empresária Bernadete explica que esse foi o caminho para zerar a conta de energia elétrica e cuidar do meio ambiente. “O Colégio CMO sempre se preocupou com a educação ambiental de seus alunos. Nesse sentido, já no início do programa ALI colocamos no plano de ação a implantação de energia solar. Essa atitude evidencia o compromisso do colégio com a responsabilidade socioambiental, incentivando na teoria e na prática ações de sustentabilidade na região oeste”, destacou.
Com a adesão ao ALI, essa e outras diversas ações foram realizadas no CMO, conforme explica a agente do programa que acompanha a empresa, Tatiana Nascimento. “Dentre elas estão a criação de um planejamento estratégico para 2018/2019, definições formais para inovação, reformulação do site com base nas tendências atuais, palestra sobre o Programa ALI, pesquisa de clima organizacional com mapeamento de sugestões e melhorias dos colaboradores para a empresa”, ressaltou.
Além disso, foi implantado o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), e foram feitos treinamentos práticos para os alunos e os colaboradores sobre a prevenção de acidentes e incêndio e criação de infraestrutura adequada de combate a incêndio. Tatiana frisa ainda que em breve a empresa irá inaugurar o novo prédio do Ensino Infantil.
Mudanças planejadas pelo Sebraetec
A escola utilizou também conseguiu obter um de 70% através do programa Sebraetec para uma consultoria sobre registro de marca e planejamento para atuação em mídias sociais. Idaciana Pacheco, gestora e responsável pelo Marketing do CMO, diz que a chegada do ALI trouxe inovação e um melhor planejamento em mídias sociais, impulsionando a comunicação e a divulgação do Colégio. “Um dos maiores desafios foi combinar todas as ações e se manter consistente em todos os canais de comunicação, e nos últimos meses estamos conseguindo atingir nossos objetivos, que é engajar toda nossa comunidade escolar e otimizar o nosso marketing”, frisou.
Com todas essas ações, o colégio conseguiu um aumento de 7% em seu faturamento mensal e com a implantação do projeto de energia solar, houve uma redução de 12% nos custos mensais. Nesse momento, o CMO está se preparando para receber a certificação ISO 9001 a fim de aumentar ainda mais a qualidade em seus processos. Após isso, pretende criar um Programa de Sistematização da Gestão da Inovação, engajando todos os colaboradores na criação de uma cultura de inovação na empresa.
Sobre o Programa ALI
O gerente regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia explica que o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) é desenvolvido pelo Sebrae com o apoio do CNPq, sendo aplicado por agentes selecionados e capacitados para acompanhar um conjunto de empresas, definido estrategicamente pelo Sebrae.
Os agentes visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas das empresas. “A realização desse programa gera impacto direto na gestão dos negócios, melhorando produtos e processos e contribuindo na identificação de novos nichos de mercado”.
Mais informações sobre as ações do programa Ali podem ser obtidas na unidade do Sebrae em Barreiras, que fica na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, centro, ou através do telefone (77) 3611-3013.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”