Com o fim da tramitação da reforma da Previdência no Congresso, outra pauta igualmente importante entra em destaque na agenda pública brasileira: a urgência de mudar as regras do nosso complexo, caro e ineficiente sistema tributário. Esse foi o tema desta edição da série “Nossos Olhos em Brasília”, protagonizada pelo especialista do Instituto Millenium, André Bolini.
Ele lembra que os brasileiros pagam uma altíssima carga de impostos, no entanto, recebem poucos serviços públicos em troca. Mas o valor das alíquotas não é o único problema. A complexidade do sistema está entre os principais desafios que teremos de encarar pela frente. “As empresas gastam, em média, 2.000 horas ao ano só para calcular quanto elas vão precisar pagar de impostos. Nos países da OCDE, esse cálculo é feito em 160 horas, em média. Ou seja, precisamos de 12 vezes mais tempo. Isso acaba custando R$ 60 bilhões a cada ano”, explica Bolini.
Leia também
Reforma tributária: entenda o que está sendo discutido no Congresso
Mediados por Gustavo Grisa; Bernard Appy e Fernando Steinbruch debatem a reforma tributária
Para o especialista, a saída desta crise passa em torno da simplificação do pagamento, da unificação dos impostos e da uniformização das alíquotas pagas.