Empresas de tecnologia e bancos estão aproveitando a quarentena para investir em cursos de capacitação tecnológica. Para o consumidor, trata-se de uma oportunidade para aprender sobre inteligência artificial e internet das coisas. A Samsung Ocean, por exemplo, desenvolveu novo formato para continuar a atender ao público no período de distanciamento social. Os cursos, antes exclusivamente presenciais e divididos entre as sedes de Manaus e São Paulo, foram unificados em uma agenda online e com inscrições gratuitas.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o oceanbrasil.com ou o aplicativo Samsung Ocean, disponível para download na Play Store. O cronograma das atividades inclui inteligência artificial, desenvolvimento de jogos, blockchain, Internet das Coisas e fundamentos da análise de dados.
— Esses são apenas os primeiros cursos que ofereceremos de forma remota. A primeira fase será mais conceitual e teórica, e depois traremos uma abordagem mais prática em um segundo momento, com treinamentos, workshops e desafios práticos, sempre prezando pela comodidade de nossos alunos — afirmou Eduardo Conejo, Gerente Sênior de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.
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Já a IBM está lançando o Open P-TECH, uma plataforma com conteúdos de educação digital gratuitos, com o objetivo de equipar jovens e educadores com competências tecnológicas fundamentais em áreas como segurança cibernética, inteligência artificial e computação em nuvem, além de outras habilidades profissionais valorizadas no mercado de trabalho.
De acordo com o último relatório do Fórum Econômico Mundial, mais de 42% de todos os empregos sofrerão alterações significativas até 2022 e exigirão novas habilidades, como analítica avançada, design thinking e soft skills.
— A educação deve ser adaptada a um mundo tecnológico diferente do que recebemos há 20 anos, e todos os atores do ecossistema precisam se unir para mudar o paradigma em torno dos métodos de aprendizagem, aproveitando a acelerada evolução de tecnologias exponenciais como a inteligência artificial — disse Tonny Martins, gerente-geral da IBM Brasil.
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Já o Santander acaba de lançar um programa em parceria com a Digital House uma programação de aulas remotas. Serão módulos para aprender programação como Java e desenvolvimento mobile. No programa, os alunos aprenderão a desenvolver sites e sistemas web utilizando linguagens de programação como Html, CSS3, Angular, Java, Javascript e React, entre outras.
Para as aulas de Java, as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de maio. Serão 240 contemplados, divididos em seis turmas e com 210 horas de aulas. Já para o desenvolvimento de celular, as inscrições vão até 28 de junho. Nesse caso, serão 80 vagas.
— Apoiamos a causa que a tecnologia pode mudar a vida das pessoas, e com o programa em parceria com o Santander, vamos apoiar jovens e adultos a se tornarem programadores desde o início, contribuindo para as carreiras do futuro — destaca Guilherme Franco, CEO da Digital House Brasil.
Fonte: “O Globo”