Às vésperas da eleição para presidente nos EUA, o Instituto Millenium traz uma série de conteúdos sobre o tema, para ajudar o leitor a compreender as implicações da política norte-americana nas relações diplomáticas e na economia brasileira. A cientista política e CEO do Instituto Millenium, Priscila Pereira Pinto, fala sobre a diferença de agenda econômica entre os Democratas e Republicanos. Assista o vídeo!
A CEO do Instituto Millenium explica que, apesar de se considerar liberal, o Partido Democrata não seria assim denominado aqui no Brasil. “Nós dizemos que liberal é aquele que gosta de discutir economia de mercado, competitividade, menos impostos, propriedade privada, menos interferência do governo, do estado, na nossa vida, na nossa economia.”, contou
Leia também:
Millenium Explica: o que é Liberalismo Econômico?
Millenium Explica a diferença entre Liberal, Neoliberal e Libertário
Ainda segundo a especialista, o Partido Democrata atua com bastante interferência do Estado na economia e na vida das pessoas. “Acreditam que programas sociais que não tem meio e nem fim são necessários para a economia funcionar”, comentou Priscila.
O Partido Republicano que, segundo Priscila, está mais alinhado com a agenda do atual governo brasileiro, é que se posiciona a favor da defesa da propriedade privada, empreendedorismo e economia de mercado. “Por algum motivo aqui no Brasil a gente mudou as expressões.”, esclareceu.