Após uma das eleições mais disputadas da redemocratização, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) se reúne para debater os rumos da economia no ano que vem e o cenário que o presidente eleito Jair Bolsonaro irá encontrar. O IV Seminário de Análise Conjuntural do FGV IBRE acontece no dia 10 de dezembro, no Centro Cultural FGV, no Rio, das 16h às 18h. Participam pesquisadores do FGV IBRE e o cientista político e professor da FGV EBAPE, Carlos Pereira.
Os especialistas irão apresentar as projeções para os indicadores macroeconômicos – como inflação, PIB, câmbio, contas públicas, balança comercial, entre outros – e discutir os enormes desafios que o próximo presidente terá que superar para colocar o país novamente no rumo do crescimento econômico. A principal pauta ainda é a reforma da Previdência, que não foi aprovada e vai ficar para o próximo ano, mas também há outros temas relevantes como o teto dos gastos, a reforma tributária, a nova regra do salário mínimo, etc. Segundo os economistas, a reforma é fundamental para controlar as contas públicas e dar confiança ao mercado de que o governo irá perseguir o equilíbrio fiscal.
“O nosso principal desafio do ponto de vista macroeconômico é a grave situação fiscal. O sucesso do novo governo vai depender da capacidade de reverter essa situação, com uma profunda reforma da previdência, com imposição de idade mínima, desvinculação dos benefícios ao salário mínimo e fim dos regimes diferenciados de aposentadoria. Apenas um forte ajuste fiscal vai restaurar a solidez fiscal”, explicou Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro IBRE e palestrante do evento.
Além de analisar o cenário interno, os pesquisadores do IBRE também farão uma leitura do mercado mundial, que está em meio à guerra comercial entre Estados Unidos e China, à crise nos países emergentes, à saída do Reino Unido da União Europeia, além da dúvida sobre qual será o posicionamento do Brasil no cenário internacional.
O cientista político Carlos Pereira vai analisar a composição da Câmara e do Senado, fundamental para que o presidente consiga aprovar as reformas. Estudantes, profissionais da área, economistas e pessoas interessadas no tema podem se inscrever gratuitamente e obter mais informações pelo Portal IBRE.
Serviço:
Data: 10 de dezembro
Horário: 16h às 18h
Endereço: Centro Cultural FGV, Praia de Botafogo, 186, RJ
* Inscreva-se aqui