O editor para a América Latina do Financial Times, John Paul Rathbone, escreveu no blog Beyondbrics que a economia do Brasil tem tido uma performance nota B: “O crescimento está rondando os 2%. Apenas dois anos atrás, o Brasil tirava nota A, com uma taxa de crescimento de 7,5%”, disse.
O comentário foi feito no blog ao discutir a real eficiência do pacote de estímulo anunciado pelo governo na manhã desta quarta-feira, 15.
O jornal, no entanto, destaca a participação da iniciativa privada e considera bom o novo foco em investimentos, diferente de outros anúncios feitos pelo governo, que priorizavam o consumo.
Rathbone ainda pergunta: “Quanto do novo pacote será realmente novo?” O blog afirma que mais que um pacote, o Brasil ainda precisaria de reformas mais profundas, como a tributária.
O pacote anunciado hoje prevê investimentos totais de 133 bilhões de reais em 25 anos, sendo que os cinco primeiros anos terão um desembolso de 79,5 bilhões de reais. O governo quer estimular a participação da iniciativa privada concedendo 7,5 mil quilômetros de rodovias e 10 mil quilômetros de ferrovias.
Fonte: Exame.com
Mais
No Comment! Be the first one.