Um fórum sobre Democracia e Liberdade de Expressão, que será realizado amanhã em São Paulo, reunirá ferrenhos críticos dos Governos da Argentina, Equador e Venezuela que debaterão sobre as ameaças à imprensa na América Latina.
O encontro é organizado pelo Instituto Millenium, um centro de estudos que entre seus objetivos tem a função de promover a democracia, a economia de mercado, o estado de direito e as liberdades.
Previsto para ser aberto pelo ministro de Comunicações, Hélio Costa, o fórum contará com a participação do diretor-geral do canal venezuelano “RCTVI”, Marcel Granier, do colunista do jornal argentino “La Nación” Adrián Ventura e do jornalista equatoriano Carlos Vera, um tenaz crítico do presidente Rafael Correa.
“Radio Caracas Televisión Internacional (RCTVI)” é a emissora criada a partir da suspensão do sinal da “RCTV”, TV aberta que não teve a concessão renovada em maio de 2007 pelo Governo de Hugo Chávez, alegando o caráter “golpista” da emissora, o que gerou protestos e críticas na Venezuela e fora do país.
Desde então, Granier mantém um forte enfrentamento com o Governo venezuelano.
Vera, por sua vez, é autor do livro “Nunca mordaza (Nunca mordaça, em livre tradução)”, no qual critica com rigor as políticas de comunicação impulsionadas pelo Governo de Rafael Correa; enquanto Ventura denunciou as supostas pressões que a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, exerce sobre os meios de comunicação no seu país.
No Comment! Be the first one.