Nos dias 3 e 4 de novembro, grandes expoentes da economia e importantes lideranças políticas e empresariais nacionais e locais vão debater assuntos relevantes para o futuro do Brasil nos campos macroeconômico, contemplando aspectos sociais, educação, democracia e direito na capital capixaba. A 10ª edição do Fórum Liberdade e Democracia de Vitória acontece em formato híbrido – presencial com transmissão online, tendo como tema central “Brasil: 200 anos acima da lei”. O título do evento é inspirado no valor caro à sociedade: o ESTADO DE DIREITO.
O Fórum Liberdade e Democracia de Vitória é uma realização do Instituto Líderes do Amanhã. Uma organização que visa à formação de jovens lideranças empresariais comprometidas com os ideais de liberdade, economia de mercado e Estado de Direito, capacitando e desenvolvendo agentes de mudança para o ambiente de negócios, como também a construção de uma sociedade mais justa, próspera e que goze de liberdade nos planos político, econômico e social.
Entre os palestrantes confirmados para o evento estão o vice-presidente da República Hamilton Mourão, eleito senador da República para 2023; o jurista e ex-procurador da República e ex-coordenador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, além de nomes conhecidos do segmento empresarial com seus cases de sucesso.
Tendo como objetivo principal fomentar a discussão e apontar alternativas viáveis para equacionar os problemas brasileiros, o Fórum Liberdade e Democracia de Vitória proporcionará um amplo debate de temas polêmicos e inovadores, convidando a sociedade a participar ativamente das discussões e refletir sobre o futuro do país. Aspectos como as condições em que as instituições que formam o governo – as leis, suas agências e agentes – atuam para proteger os indivíduos e seus direitos inalienáveis à vida, à liberdade, à propriedade e à busca da felicidade vão permear as diferentes palestras programadas para os dois dias de evento na capital capixaba.
Em alusão aos 200 anos de Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro passado, o título-tema do fórum reflete os desafios ainda a serem enfrentados pelas instituições brasileiras mesmo após dois séculos da independência de Portugal. “Apesar da igualdade de todos perante a lei ser um preceito constitucional, este ideal ainda parece estar longe de boa parte dos brasileiros. Há dois brasis: um em que as instituições funcionam e há condições de vida e bem-estar que lembram países desenvolvidos como a Bélgica; e outro em que as instituições são extrativistas, de modo que as condições de vida da população sejam similares à Índia”, pontua o diretor institucional do Instituto Líderes do Amanhã, Michiel Laranja Bassul.
O Fórum Liberdade e Democracia de Vitória também traz para o centro da debate, traçando um paralelo com o Estado de Direito, as questões relevantes para construção de um país com potencial econômico, como o acesso à educação e saúde de qualidade, direitos de propriedade, segurança pública, saneamento básico. Na visão de Michel, “o Estado de Direito atual condena boa parte dos brasileiros a não conseguir buscar a própria felicidade enquanto celebra a cultura de privilégios para uma pequena parcela da população que se beneficia do inchaço da máquina pública e enriquece às custas de todos os pagadores de impostos”.
Como reverter esse quadro desolador? Essa é a síntese do evento que vai discutir reformas necessárias para que, de fato, todos os indivíduos sejam tratados de forma igual perante a lei. “Onde é necessário mexer, do ponto de vista de esferas de poder, para que o Brasil possa ter um estado de direito mais adequado, eficiente e mais barato para bolso do brasileiro? O Fórum Liberdade e Democracia de Vitória acredita que é por meio da discussão pública e aberta de ideias que se transforma indivíduos capazes de impactar os ambientes em que vivem. Queremos um Brasil com Estado de Direito que permita que todos os indivíduos tenham vida, propriedade e liberdade de buscar a própria felicidade”, conclui Michel.
Serviço:
10º Fórum Liberdade e Democracia de Vitória
Quando: dias 03 e 04 de novembro
Onde: presencial no centro de Convenções de Vitória – em formato híbrido com transmissão online
Público-alvo: jovens e adultos (universitários, empresários, micro e pequenos empreendedores, economistas, cientistas políticos, classe política, entidades e lideranças de fomento, entre outros)
Como se inscrever: https://www.forumvitoria.com.br/
Ingressos: a partir de R$ 40,00 (1º lote promocional)