O governo do presidente Jair Bolsonaro busca recursos remanescentes do Bolsa Família para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil, novo programa social, em dezembro. O Poder360 apurou que uma MP (medida provisória) será publicada até o fim da semana para apontar o pagamento complementar a partir de recursos viabilizados pela PEC dos Precatórios.
Leia também
Auxílio Brasil: vantagens e desvantagens
Técnicos da equipe econômica buscam meios de carimbar os valores necessários e acertam ajustes finais. A iniciativa é liderada pelo ministro João Roma (Cidadania), que corre para garantir o pagamento.
O governo contava com a promulgação de parte da PEC para, enfim, viabilizar o pagamento, mas as discussões continuam com divergências entres os senadores, o que travou o processo. Com isso, o plano B encontrado para pagar o benefício foi a medida provisória.
O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil foi divulgado em novembro pelo governo federal e prevê que o benefício de dezembro será pago a partir da próxima 6ª feira (10.dez). Pelo cronograma, os pagamentos deste mês seguem até o dia 23 –2 dias antes do Natal.
Fonte: “Poder 360”, 06/12/2021
Foto: Sérgio Lima