Honduras, em si mesma, não tem importância econômica e perdeu uma efêmera relevância estratégica desde o encerramento da Revolução Sandinista, na Nicarágua, há duas décadas. Mas no pequeno país se joga a sorte do projeto de expansão da “revolução bolivariana” de Hugo Chávez.
No Parque Central de Tegucigalpa ergue-se a estátua equestre de Francisco Morazán, herói nacional hondurenho e líder da República da América Central, o Estado de inspiração bolivariana que unificou, entre 1823 e 1840, quase todo o istmo centro-americano. O Morazán histórico era um liberal e tinha nos EUA o modelo para sua República federalista. Contudo Eduardo Galeano e Gabriel García Márquez, artesãos de uma mitologia latino-americanista, incorporaram-no a um panteão lendário de personagens anti-imperialistas. Chávez, por sua vez, enxergou na Honduras de Manuel Zelaya a oportunidade para restaurar a República da América Central como uma das peças de seu almejado bloco antiamericano.
A República da América Central desmoronou sob os efeitos do conflito oligárquico entre liberais e conservadores. As duas correntes coagularam-se em Honduras como os Partidos Liberal (PLH) e Nacional (PNH), que configuraram um duopólio e governaram o país durante quase todo o século 20, numa dinâmica interrompida apenas por ciclos de regimes militares. O último desses ciclos se encerrou pela elaboração de uma Constituição que, expressando um consenso entre os dois partidos, estabilizou a democracia oligárquica hondurenha.
A Constituição de 1982 é um documento curioso. Vazada em linguagem democrática, ela assegura a hegemonia do duopólio partidário e a alternância de poder entre o PLH e o PNH. Para evitar a ascensão de um caudilho subordina a realização de consultas populares à aprovação de uma maioria de dois terços do Congresso. O ferrolho completa-se com os artigos 373, que só permite emendas constitucionais pelo voto de dois terços dos parlamentares, e 374, que define o mandato único presidencial de quatro anos como cláusula pétrea. Adicionalmente, o artigo 42 prevê a punição de perda de cidadania pelo crime de “incitar o continuísmo ou a reeleição” presidencial, o artigo 239 determina a “cessação” imediata das funções públicas de quem “proponha a reforma” da cláusula do mandato presidencial único e o artigo 272 consigna, entre as funções das Forças Armadas, a defesa da alternância na presidência. Zelaya, um integrante da elite do PLH, rico criador de gado e comerciante de madeira, elegeu-se em 2005 e sonhou elevar-se a caudilho. A sua pretensão envolveu Honduras no turbilhão da “revolução bolivariana”.
Zelaya não se permitiria sonhar, não fosse o chavismo. Mas o candidato a caudilho alinhou Honduras à Aliança Bolivariana das Américas (Alba), o bloco geopolítico liderado por Chávez, incorporou o país à Petrocaribe, um sistema de fornecimento de petróleo a preços subsidiados pela estatal petrolífera venezuelana, e, quando perdia apoio popular, lançou-se à aventura de reformar a Constituição por meio de um referendo. Em Honduras o presidente é pouco mais que um funcionário administrativo da elite política liberal-conservadora. A deposição de Zelaya, por um golpe militar apoiado pelo Congresso e pela Corte Suprema, evidenciou a força do consenso oligárquico num país cuja legislação não prevê o instrumento do impeachment.
A condenação consensual do golpe esconde a divergência de fundo entre as condutas dos EUA e da Venezuela. A Carta Democrática da Organização dos Estados Americanos (OEA), instituída como plataforma para a reinvenção da organização pan-americana no pós-guerra fria, determina a suspensão da participação de Estados que sofrem ruptura da ordem democrática. Em consonância com ela, Washington votou pela suspensão de Honduras. O gesto de coerência com os princípios da democracia inscreve-se na política de preservação da OEA como ponte entre os EUA e a América Latina e estabelece parâmetros a serem aplicados também nos casos de Cuba e, eventualmente, da própria Venezuela. Mas o governo Obama não cortou o tratado comercial bilateral com Honduras. Ele pressiona por um acordo entre Zelaya e o governo de facto que propicie a realização de eleições e afaste o intento continuísta.
Chávez precisa de um outro desfecho da crise: a reinstalação incondicional de Zelaya na presidência e uma ruptura política que o eleve à condição de caudilho. Antes do golpe, o venezuelano providenciou as cédulas para o referendo hondurenho, que havia sido declarado ilegal pela Corte Suprema. Depois, coordenou a tentativa frustrada de retorno de Zelaya, em avião cedido pela Venezuela. Agora, dirige indiretamente os confrontos entre os apoiadores do presidente deposto e as forças do governo de facto no território de Honduras. Diversos indícios sugerem que militantes chavistas ingressam em Honduras, através da Nicarágua de Daniel Ortega, um firme aliado do chavismo.
As iniciativas ousadas de Chávez no teatro hondurenho não refletem o avanço, mas o impasse da “revolução bolivariana” que se desenhou com o fracasso na Colômbia. Há pouco mais de um ano, o desfecho da crise dos reféns na selva colombiana destruiu o projeto chavista de alcançar o reconhecimento internacional das Farc como força beligerante. Hoje, por uma das proverbiais ironias da História, a recessão econômica global corta as rendas petrolíferas que possibilitaram a projeção regional da influência da Venezuela. Na América Central, Honduras tendia a abandonar a Alba após o final do mandato de Zelaya, reduzindo o bloco a uma Cuba que ruma sem leme para o desconhecido e à Nicarágua do governo impopular e autoritário de Ortega.
A “revolução bolivariana”, como toda revolução, só tem as alternativas de se expandir ou de estagnar e morrer. Chávez não pode admitir uma segunda Colômbia. Por isso precisa cobrir o cavalo de Morazán com a bandeira da Alba.
ô constituiçãozinha burra, essa de Honduras…não prever um simples “impeachment”???? por sua vez, determina que o “terrorista” seja expulso do país, com as roupas do corpo…quem terá elaborado essa Magna Lei??? Certamente, ela não foi inspirada no Contrato Social de Rousseau…
Taí uma perguntinha que não quer calar: quem elaborou essa Constituiçãozinha, desprovida de processo regular e legítimo?
Esse PIG não se cansa!!! se bem que já teve o “Cansei”…
Gerson, muito cuidado !! Desta forma já já você começa a andar sobre 4 patas. O PIG (SIC) não tem nada ver com a constituição de Honduras, ok ? Fica a dica.
Querida A Carioca,
Creio que é vc que já está lendo sobre 8 patas (vc montada num jegue)…o Demétrio Magnolli e o Instituto Milênio fazem parte do PIG (Partido da Imprensa Golpista), que engloba todas as pessoas e todos os meios na tentativa de derrubar o Presidente Lula, entendeu? se preferir, posso utilizar massinha tb…não tenho preconceito contra os asnos, não…afinal de contas, segundo sua fatalista previsão, logo, logo serei um, não é mesmo?
“Serei”…??
Ao que parece, já é.
Gerson, Gerson…a pergunta que não quer calar é : o que tem a ver o PIG com a constituição de Honduras ? Quem fez a confusão foi você misturando os 2 ( ou será que o PIG (SIC) daqui está ajudando no “golpe” de lá ) e não eu . Além disso que tem a ver Lula com o assunto ?
Ah esses esquerdistas…
Querida Tatiana Almeida da Cruz,
Projetei-me no futuro (“serei”), em função da locução adverbial de tempo (“já já”), utilizada pela bondosa A Carioca. Mas aceito sua antecipação, de bom grado.
Amada A Carioca (esse “Gerson, Gerson”, me lembra a Mirela, do blog do Paulo Moreira Leite, será que são a mesma pessoa?),
Comentei de forma irônica o texto do “especialista” Demétrio Magnolli…ou seja, o que eu questionei foi a avaliação dele sobre o caso, querendo justificar o injustificável…se vc não sabe, o PIG deseja fazer com o Presidente Lula, o mesmo que os golpistas hondurenhos fizeram por lá…
Esse tipo de avaliação, do Sr Demétrio Magnolli, em defesa do golpe, é publicado nos jornalões tupiniquins, numa tentativa de influenciar a opinião pública brasileira de que as ações golpistas de Honduras foram legítimas, com isso, cooptar o povo brasileiro para futuras ações semelhantes por aqui, pois, para essa gente golpista, não faltam pretextos para o ato fatal…não são à toa a campanha do PIG pela defenestração do Sarney, a CPI da Petrobrás, etc…será que somente o Sarney é corrupto no Senado? e o Heráclito Fortes? e o Efraim Moraes (que era 1º secretário do Senado?), e o “empréstimo” do Agaciel Maia ao Sen Arthur Virgílio?
Estou falando todas essas baboseiras por supor, na minha ingenuidade de asno, que vc não integra o “QUEM SOMOS” deste Instituto Milênio, que é apenas uma leitora dele…Caso contrário, peço à digníssima Cristina Camargo que me poupe de mais este escárnio, não exibindo este post, ok Cristina?
Amado Gerson
Sou uma leitora eventual, mas muito me lisojeia ao ser comparada com algum membro desse instituto . Eu não sou Mirela, nem Cristina…você tem mais uma chance. Embora já adiante eu nunca te vi mais gordo , nem mais magro, mas já vi seus clones por aí repetindo palavras como PIG, defendendo Sarney e por aí vai…
Eu não consigo entender mesmo sua lógica.
Você chama a constituição de burra , aciona o termo PIG, depois acusa o golpe contra Lula, agora diz que questionou a avaliação de Demétrio ( isso definitivamente não fica claro na sua primeira resposta ao tópico ).
Você já leu a constituição hondurenha para dizer se avaliação de Magnolli é “golpista” ? Pelo jeito, acho que não.
Além disso, pelo que observo blogs afora que quem mais se influencia pela “mídia” são os alinhados à esquerda, e isso fica claríssimo quando um deles defende Sarney. Seus leitores desandam a seguir o exemplo e defendê-lo , sem ao mesmo questionar a validade disso. Alguns até caem em contradição como eu mesma pude ver, num momento dizia algo como “Eu amo Sarney”, logo depois num outro tópico dizia que o Brasil se torna um país difícil de governar por conta dos Sarneys da vida. Estranho né ?
Beijosmeliga !
Cara A carioca, só mais uma cosita mais:
Mesmo sem conhecer a Constituiçaõ de Hvislumbra-se academicamente impossível uma Constituição moderna não prever o processo regular e legítimo pelo qual os chefes dos poderes sejam
Cara A carioca, só mais uma “cosita más”:
Mesmo sem conhecer a Constituição de Honduras (reconheço minha ignorância), vislumbra-se academica e juridicamente impossível uma Constituição moderna não prever o processo regular e legítimo pelo qual os chefes dos poderes sejam impedidos de exercer seus poderes…
Memso supondo que tal sacrilégio tenha sido cometido pelos parlamentares hondurenhos em pleno 1982, ainda assim, é minimamente previsível que o impedido abruptamente seja preso em seu próprio país, e não expulso dele, concorda? Tal expediente inexiste filosoficamente, já que o país de origem não tem poderes sobre outros, pelo princípio da soberania interna, a ponto de definir a que país o impedido deveria ser degredado…espero que concorde comigo…
Ainda que vc, informada pelo PIG, me diga que o impedido fugiu…o que não é verdade, haja vista a possibilidade de terem-no prendido, quando da tentativa de retorno ao país, em avião cedido pelo Venezuela em 05/07 passado (se não me engano)…
Espero ter esclarecido a contento seu a situação do porquê da irônica “constituiçãozinha burra”…
Bjokslindasprati
Ah, só pra inteirar o escrito no post imediatamente anterior, o Demétrio Magolli “esqueceu-se” inocentemente de explicar o porquê do Zelaya não ter sido preso em seu país…só isso.
Espero que a Cristina Camargo libere a exibição destes posts.
Está vendo só, Carioca, o que você fez? Foi dar trela para um asno como este tal de Gerson, e pronto, ele já espalhou bosta por todo o site. É assim que estes petralhas fazem, não tem jeito. Tenha mais cuidado. Da próxima vez que escutares zurros e relinchos vindo dos potreiros petralhas, deixa para lá que eles ficam quietos.
Pô, Cristina, libere aí este post!!!
Amantíssima A Carioca,
Vamos mantero debate ao menos com certa dose de honestidade, já que pureza de intento é quase impossível…
Vc nunca me viu defendendo o Sarney…nem aqui, nem em lugar algum…não tenho dúvidas do quanto ele é corrupto, tanto quanto o Sen Efraim Moraes (responsável direto pelos atos da Mesa Diretora do Senado), o Sen Agripino Maia (do meu Estado, conheço-o bem), o Sen Tasso Jereissati (passagens aéreas), o Sen Heráclito Fortes (conheço-o do Piauí, quando morei 3 anos lá), o Sen Jaime Campos (conheço-o do MT quando morei 10 anos lá), o Arthur Virgílio (”empréstmo” do Agaciel Maia), o Sen Marcondes Perillo (sem comentários), i táki i dáli ( etc em russo)…todos esses da OPOSIÇÃO e, coincidentemente, sem nenhuma acusação da mídia…vc quer mais o quê? afora outros senadores governistas, tais como o “impoluto” Sen Pedro Simom, que está enlameado até a pleura com o governo tucano corrupto (perdoe-me a redundância) aqui do RS (onde moro atualmente), e passa por bom moço perante a mídia golpista…
E para livrar-te dessa sua pseudoingenuidade de leitora do PIG, todos os que fazem o “QUEM SOMOS” deste IM estão comprometidos com esse estado de coisas, ou seja, não estão interessados em banir a corrupção da política brasileira, mas tão-somente em reaver os cargos que julgam ser deles, por providência divina, e assim, continuarem com suas benesses, como sempre foi…
Vou te perguntar novamente, mesmo sabendo que vc se furtará, outra vez, a me responder: quem são os senadores ou deputados federais honestos do Congresso Nacional? Para quaisquer que sejam os que vc, por ventura, venha a responder, repergunto-te: e os demais, por que não são investigados pela mídia, da mesma forma que Sarney? Só mais uma perguntinha: o Sarney só passou a ser corrupto do ano passado pra cá? ou foi quando ele assumiu a
presidência do senado?
Talvez vc não saiba (estou tentando ser tão ingênuo quanto vc), mas existem alguns cargos públicos que são cargos-chave para o governo de ocasião (por acaso, o governo está com o PT), dentre eles, as Presidências da Câmara Federal e do Senado. Diferentemente de nossa suposta ingenuidade, a oposição (PSDB/DEM) e o PIG (o que inclui este IM) sabem disso…como a oposição deseja eleger seu candidato em 2010 (o que é normal e legítimo) com o apoio do PIG (tb é normal que o PIG tenha suas preferências), eles estão juntos (oposição e PIG) numa cruzada deseperada para alcançar seus objetivos o mais rápido e fácil possível, daí lançarem mão de expedientes e métodos escusos e irregulares para tal intento, ao massacrarem apenas o presidente do Senado, poupando o substituto direto, o Senador Marcondes Perillo (vice-presidente do Senado, pelo PSDB/GO), que é da oposição, mesmo havendo inúmeras suspeitas de corrupção deste Senador (conquanto ainda não divulgadas as investigações pelo PIG)…
Só mais uma perguntinha (considerando nossa ingenuidade): por que só massacrar o Sarney? por que não massacrar o Sarney, que é corrupto desde tempos imemoriais, e os demais senadores tb corruptos [(Marcondes Perillo, Arthur Virgílio, Tasso Jereissati, Efraim Moraes, Heráclito Fortes, Agripino Maia (primo de Agaciel Maia, sequer este fato o PIG comenta), etc)]?
Sabe por quê, minha cara A carioca? Porque contraria interesses do PIG (incluindo este IM), pois o que motiva o PIG é o lucro…se varrermos, de uma vez por todas, a corrupção da política brasileira, o PIG sofrerá grandes baixas financeiras…as privatizações futuras não serão tão rentáveis quanto foram as passadas (recorda-se onde surgiu o “brilhante” Daniel Dantas?)…
Querida e amantíssima A carioca, espero ter podido mostrar meus pensamentos neste post, suplicando à não menos amantíssima Cristina Camargo (a dona do clic de liberação) que aprove a exibição deste sigelo comentário…
Bjs
Gerson, você conhece o conceito de “externalidade negativa”? É minha qualificação para você, hoje. Admita: deve ser a ofensa mais chique que você recebeu nos últimos tempos.
Depois da qualificação, o deverzinho de casa: encontre algum artigo de qualquer integrante do “Quem Somos” defendendo os políticos que você lista acima.
Depois do deverzinho, o desafio: explique a relação entre tais políticos e as bandeiras defendidas pelo Millenium. Explique a lógica de acusar um instituto que luta contra privilégios e favores do governo cuspindo nomes de políticos que retratam grande parte daquilo contra o que o instituto atua.
Essa esquerdice raivosa só pode ser devida a uma falha moral ou uma falha intelectual. Ou ambas.
Caro douto, lindo, rico e sensível João Accioly,
Depois de “asno”, “sujeito”, “constipação”, dentre outros vocábulos menos publicáveis, realmente “externalidade negativa” é bem chique e lisongeiro…Conquanto, seria muita pretensão minha causar algum impacto negativo na imagem deste IM, apenas com meus sofríveis comentários…por isso, ignoremos o Teorema de Coase, desnecessário ao caso.
Odediente como um bom asno que sou, fiz seu deverzinho de casa. Mas o fiz apenas para mostrar aos leitores desatentos deste IM.
Há um ditado que diz: “dize-me com quem andas, que te direi quem és”…
Sei que, pela prática de sua profissão, vc só acredita no que estiver escrito, “preto no braco”, como é comum nas lides jurídicas, onde se cria um mundinho todo próprio, chamado “processo”. Fora dos autos, não há vida.
Assim, só para conhecimento dos leitores desatentos, que ainda não foram ao link “Quem Somos”, seguem alguns nomes dos intergantes deste IM:
1. José Roberto Marinho (vice-presidente das Org Globo);
2. Roberto Civita (presidente do Grupo Abril – revista VEJA);
3. Gustavo Franco (ex-presidente do Banco Central no governo FHC);
4. Armínio Fraga (ex-presidente do Banco Central no governo FHC);
5. Eurípedes Alcântara (diretor de redação da revista VEJA)
6. Pedro Bial (jornalista da TV Globo);
7. Jorge Maranhão (rádios Globo e CBN);
8. Rodrigo Constatino (economista e autor do livro “Estrela Cadente: As Contradições e Trapalhadas do PT”).
Estes são alguns dos mais conhecidos. Resolvi me poupar de pesquisar sobre os demais.
Descontente com esta infame lista, o IM ainda arregimenta alguns ilustres convidados, declaradamente eleitores de José Serra, baluartes que são da defesa da moral e dos bons costumes, numa tentativa, talvez não vã, de reeditar a famosa marcha pela Família, Tradição e Propriedade, tais como, Reinaldo Azevedo (revista Veja), Ali Kamel (TV Globo), Sardenberg (Globo), etc…
Com um naipe destes, não tem como vcs do IM negar o alinhamento com os políticos da oposição (PSDB/DEM), tem?
Por outro lado, desafio vc, caro João Accioly (perdoe-me a petulância) a indicar um artigo sequer, de qualquer “especialista” deste site do IM, favorável ao governo Lula ou contrário ao governo FHC, sob qualquer aspecto.
Espero ganhar uma boa nota no meu deverzinho. Um cinco, bola, bola, como se diz no jargão militar, já me basta.
Paz e Bem!
Libere aí, Cristina Camargo, please!
Só mais uma coisa…
Por que, neste site, não há uma frase sequer condenando a atuação deplorável do bandido corruptor e empreender capitalista Daniel Dantas, enquanto há dezenas, quiçá centenas, de artigos taxando o presidente Lula de corrupto?
Sejam capazes de me responder, vc ou a Cristina Canargo, que eu despareço daqui de uma vez por todas. Duvido muito que consigam.
Veja lá, hein, Gérson? Promessa é dívida! Uma frase apenas é o suficiente? Então lá vai:
“O banqueiro Daniel Dantas, pivô do caso, personifica há muito as relações perigosas entre dinheiro e política no Brasil.”
Link do artigo: http://www.imil.org.br/artigos/retratos-numa-exposicao/
Hasta la vista, Gérson!
Gerson,
Um :Você como leitor do PIP ( Partido da Imprensa Pelega ) se furta de ler a constituição hondurenha para que tenha opinião própria sobre o que ocorre por lá.Prefere que os decanos do PIP formulem a opinião para você.
Dois : Não precisa ser ingênuo como eu, basta ser inteligente, somos eu e você dois ignaros em política , já que não temos…como é mesmo? “Conhecimento acadêmico consistente” (sic). Eu não estou entrando no mérito do Sarney, querido Gerson, estou entrando no mérito-e você só prova o que disse- da confusão que fazem os leitores do PIP.
Três : Então lhe sugiro que ,como leitor do PIP, busque também outras fontes de informação ( comece lendo a constituição hondurenha, por exemplo, e formule você mesmo uma opinião ), não se contente só com o que o PIP lhe fala, eu mesma faço isso, leio RA, leio os artigos do IM,do mídia sem máscara, mas leio quase todos os dias dois grandes ícones do PIP mesmo com os erros de lógica, erros de português. É claro que me alinho às opiniões dos primeiros, mas acho importante ver o que “o outro lado” pensa, nem que seja para ler e apontar os erros, mas pelo menos eu sei do que falam, como falam.
Amantíssima Cristina,
Sei que vc me deseja o mesmo que os irmãos de José, filho predileto de Israel…
Mas, após 1 hora e 20 minutos do meu último post, vc só conseguiu encontar em sua busca no site, apenas 1 artigo contendo o nome do bandido “Daniel Dantas”, minha eterna cova dos leões…
Contudo, no afã de se vê livre de mim, apressou-se em copiar o link e colocá-lo aqui, sem ter tido a perspicácia de lê-lo integralmente, como eu acabei de fazez, e vê que o contexo do artigo é outro total e diametralmente oposto ao desafio que lancei.
Lendo-se o texto linkado, uma verdadeira sentença condenatória e difamatória do PSOL e, por extensão, da esquerda, o que se apreende dali é qualquer coisa desabonadora dos que combatem a corrupção, nenhuma menção a repúdio explícito, sequer tácito, do comportamento transgressor do bandido, tratado simplesmente por “banqueiro”, nem mesmo sua origem é ligada ao governo imediatamente anterior (governo FHC), que não é citado, muito menos sua relação promíscua com políticos da oposição (Heráclito Fortes, p.e). Ao contrário, o texto apenas denigre a imagem do delegado Protógenes Queiroz e tudo o que ele possa representar: a intransigência com a corrupção e sua impunidade secular no Brasil.
Já li em outros artigos aqui do IM “especialistas” defendendo a tortura praticada em Guantánamo pelos EUA contra os possíveis “terroristas” ali presos, como que a aceitar a máxima maquiavélica de que os fins justificam os meios. No texto linkado, o autor, por via oblíqua, tenta relacionar esta ideia ao método do delegado, querendo induzir o leitor a acreditar que o Protógenes agiu da mesma forma, porquanto, inaceitável sua conduta, legitimando a defesa do bandido em seu alegado “Estado Policial”, como a promover a absolvição do “perseguido” bandido.
Meu desafio foi se havia “uma frase sequer condenando a atuação deplorável do bandido corruptor e empreendedor capitalista Daniel Dantas”. Reitero tal desafio, pois o texto apresentado mais parece a antítese da proposta. Quero uma condenação explícita, curta e dura à conduta deplorável do banqueiro bandido, desprovida de quaisquer inferências ideológicas, apenas criminais.
Sinto muito Cristina, mas não vai ser desta vez que vcs se livrarão de mim. Posso até deixar de comentar por aqui, até porque tenho apanhado além do que suporta meu masoquismo. Mas vou continuar lendo seus inequívocos artigos a favor da manutenção de seus privilégios, até que outro indigesto “carcereiro” me faça subir ao rei e, de lá, possa contemplar a prostração de meus arrependidos irmãos.
Não foi desta vez, mas vc ainda tem bastante tempo para pesquisar outro texto, digamos, menos contraditório em seu contexto.
Besos
Cara A Carioca,
Sobre a Constituição de Honduras..
“CAPITULO II
DE LOS DERECHOS INDIVIDUALES
(……….)
ARTICULO 68.- Toda persona tiene derecho a que se respete su integridad física, psíquica y moral.
Nadie debe ser sometido a torturas, ni penas o tratos crueles, inhumanos o degradantes.
Toda persona privada de libertad será tratada con el respeto debido a la dignidad inherente al ser humano.
(………………)
ARTICULO 71.- Ninguna persona puede ser detenida ni incomunicada por más de veinticuatro horas, sin ser puesta a la orden de autoridad competente para su juzgamiento.
La detención judicial para inquirir no podrá exceder de seis días contados desde el momento en que se produzca la misma.
(………………)
ARTICULO 82.- El derecho de defensa es inviolable.
(……………..)
CAPITULO II
DE LA INVIOLABILIDAD DE LA CONSTITUCION
ARTICULO 375.- Esta Constitución no pierde su vigencia ni deja de cumplirse por acto de fuerza o cuando fuere supuestamente derogada o modificada por cualquier otro medio y procedimiento distintos del que ella mismo dispone. En estos casos, todo ciudadano investido o no de autoridad, tiene el deber de colaborar en el mantenimiento o restablecimiento de su afectiva vigencia.
Serán juzgados, según esta misma constitución y las leyes expedidas en conformidad con ella, los responsables de los hechos señalados en la primera parte del párrafo anterior, lo mismo que los principales funcionarios de los gobiernos que se organicen subsecuentemente, si no han contribuido a restablecer inmediatamente el imperio de esta Constitución y a las autoridades constituidas conforme a ella. El Congreso puede decretar con el voto de la mayoría absoluta de sus miembros, la incautación de todo o parte de los bienes de esas mismas personas y de quienes se hayan enriquecido al amparo de la suplantación de la soberanía popular o de la usurpación de los poderes públicos, para resarcir a la República de los perjuicios que se le hayan causado.”
1. Pelos artigos 68, 71 e 82 acima, inscritos sob o manto sagrado dos Direitos Individuais, portanto, pétreos, o Zelaya teria de ser preso e, como tal, ter sua dignidade humana respeitada, além de se submeter a um processo judicial onde ser-lhe-ia ofertado o inviolável direito de defesa, como ocorre a qualquer criminoso de uma democracia.
2. Pelo artigo 375, a Constituição hondurenha não perde sua vigência nem deixa de ser cumprida por ato de força ou quando supostamente for derrogada ou modificada, em cujas circunstâncias, os responsáveis serão julgados por tal violação.
Foi golpe ou não foi golpe?
Espero que sua inteligência esteja à altura de sua dignidade, a afastar o engodo propagado pelo PIG.
Bjs
Gérson, faça-me um favor? Não se dê tanta importância. Sua carência faz com que você acabe pensando que os outros estão preocupados com você. Menos, please. Sua carência por atenção é tamanha que eu fico PASMA de ver que você CONTA OS MINUTOS entre as respostas. Afã de me ver livre de você? E acabar com a diversão? Hehehehe. Se eu quisesse me ver livre de você, meu caro, bastaria não aprovar mais nenhum comentário seu, não é um tanto óbvio?
Mas já que você pediu “Quero uma condenação explícita, curta e dura à conduta deplorável do banqueiro bandido, desprovida de quaisquer inferências ideológicas, apenas criminais”, fique com esse artigo do Prof. Paulo Moura, publicado em 07 de julho, que resume tudo o que você quer:
“Reflita comigo, caro leitor. Com exceção de Daniel Dantas, que ficava com uma robusta parcela do nosso dinheiro em função dos esquemas que montou junto ao governo anterior, do PSDB e do ex-PFL, qual é o grande empresário ou banqueiro brasileiro cujo interesse Lula estaria contrariando?”
http://www.imil.org.br/artigos/quem-sabe-gastar-melhor-o-seu-dinheiro/
Vamos ver agora qual é a desculpa esfarrapada que você vai inventar para dizer que o desafio não foi respondido, e blablabla, e continuar implorando atenção.
Aos tópicos por você, leitor do PIP, citados
1 Ahn agora entendi, só por que ele não foi preso ,foi golpe… ahn essas cabeças do PIP…Não entremos no mérito de ele ter fugido ou não, eu como ignara que sou em política já que não detenho conhecimento acadêmico consistente, imagino que ele fora de Honduras ,pelo menos por um tempo evitaria comoção maior no país já que a maioria da população está contra ele ( Leia o El Heraldo ).
2 Ah sim, esqueçamos o resto da constituição, incluindo os ponto que Magnolli cita. Se Zelaya tentou modificar a constiuição e se a constituição é inviolável não podendo ser modificada mesmo que …veja lá SUPOSTAMENTE ( defina supostamente, mas por favor pode guardar pra você ) revogada (= derrogada ) ou modificada POR QUALQUER OUTRO MEIO ( plebiscito talvez ? ) etc…
E aí eu pergunto ao ínclito leitor do PIP, Gérson.
Foi ou não foi golpe ?
“… imagino que ele fora de Honduras ,pelo menos por um tempo evitaria comoção maior no país já que a maioria da população está contra ele ( Leia o El Heraldo ).”
Eita, A Carioca, agora vc se superou…mas também, vc lê o “El Heraldo”!?…tá explicado.
“Felizmente Lula não botou em prática as idéias que o PT defendia até 2002 e graças aos lucros dos bancos; das empresas e do agronegócio, que só se tornaram possíveis devido à continuidade da política econômica originada no governo FHC, nós brasileiros experimentamos a prosperidade que Lula reivindica ser obra exclusivamente sua.”
Cara Cristina,
Sinto muito te entristecer, mas essa ainda não é resposta ao desafio proposto. Vc está esquecendo do contexo dos artigos. Lembra-se? “Quero uma condenação explícita, curta e dura à conduta deplorável do banqueiro bandido, desprovida de quaisquer inferências ideológicas, apenas criminais.”
No texto o autor faz mera referência às práticas do banqueiro bandido para atacar a atuação do governo Lula, com forte carga ideológica.
Eu queria te ajudar, mas vc não está colaborando. Porém, não vou mais te importunar, não. Vc está ficando traumatizada comigo. Não desejo isso a vc.
Ah, e quanto a “CONTAR OS MINUTOS entre as respostas”, foi só uma continha que, apesar do meu fraquíssimo “raciocínio abstrato”, não durou mais que 5 segundos (subtrair um horário pelo outro) e decorreu apenas da curiosidade em função do desafio lançado, só isso. Não se preocupe que o que me perturba é a sua soviética censura, não sua graciosa atenção.
Bjs
Gerson, você não faz nem cosquinha, imagine então “traumatizar” alguém. Quanta pretensão, hehe…
Eu sabia que viria mais uma desculpa esfarrapada. Volta lá e relembra o que você pediu: primeiro “uma frase sequer condenando a atuação deplorável do bandido corruptor e empreendedor capitalista Daniel Dantas” e depois uma “condenação explícita e curta“. Você não pediu um artigo inteiro, nem fez qualquer exigência quanto ao contexto do artigo. A cada resposta minha, você tentou (e continuamente tentará) exigir novas condições para o cumprimento do desafio, numa estratégia digna de criança de jardim-de-infância. Seu raciocínio é pior do que eu pensava.
O que lhe apresentei cumpre exatamente o que você pediu, e mais uma vez você perdeu, Gérson, sorry. GAME OVER.
Gerson, leitor do PIP ( Partido da Imprensa Pelega ), fiz uma pesquisa especialmente pra você :
http://www.pessoal.utfpr.edu.br/bertoldo/38maneirasdevencerumaargument.htm
Sua última resposta foi o exemplo do tópico 2. Se eu cito o El Heraldo, que imagino, você sequer leu , tudo perde o valor…caro, debater com pessoas como você é “perca” ( erro proposital, comprendes vous ? ) de tempo.
Volte para os braços dos decanos do PIP, eles enchem as burras e você…bem você…faz papel de bobo. Pfui.
PS : Outra pesquisa pra você : http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=6544
Você pode tentar ir pra cuba como estudante, ele dão bolsas de estudo e acho que até custeiam a viagem.
Quando chegar lá não deixe de nos contar as maravilhas da ilha ! Mande fotos ! Quem sabe o PIP não publica ?
Gerson não é um, é legião. Avalia os outros pela sua lente. Para eles, qualquer opinião publicada esconde um interesse escuso, pois é só assim que conhecem a política. FOi assim nos países socialistas, é assim nos sindicatos, uniões estudantis, associações classistas, com raras exceções.
O método indica que todo aquele que não é a favor, quer tomar o poder. Não existe alternativa à unanimidade. Lula tem que ser amado por 100%. Se for apenas por 99%, vão caçar o 1% restante onde quer que estejam: nos blogs, jornais, em casa se for preciso. Pouco importa que espécie de Governo se pratica. O que importa é ser o governo da Esquerda, e que seja pra sempre.
Ética? Ética é a arma para destruir os outros, não aplicável aos seus. Todos os métodos valem. E porque? Porque pela cartilha ideológica eles tem que salvar o mundo dos homens maus. E abraçam o capeta se for preciso.
Este papo de PIG, capital, companheiros, é mais adequado em outros blogs. Aqui a inteligência dos articulistas e da maioria dos leitores já deixou, há muito, as fraldas.