O Instituto Millenium está entre os maiores centros de pensamento do mundo, segundo o Global Go To Think Tank Index Report, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O renomado ranking, que analisa o impacto dos think tanks, foi divulgado no final de janeiro, com base no trabalho desenvolvido ao longo de 2019. Na comparação com o levantamento anterior, o Imil subiu uma posição em duas categorias de destaque: alcançou o 7º lugar entre os 12 institutos brasileiros citados e, na lista referente às Américas do Sul e Central, atingiu a 33ª posição, entre os 86 ranqueados. Em 2018, o Millenium contabilizou o 8º e 34º lugar nestas categorias, respectivamente.
A pesquisa norte-americana trouxe novidades neste ano. O estudo “Previdência, Setor Público, Pobreza e Desigualdade”, desenvolvido pelo projeto Millenium Analisa em 2019, foi ranqueado como um dos melhores estudos sobre política produzidos por um think tank. O levantamento utilizou análise de dados para mostrar o impacto do então sistema previdenciário brasileiro na sociedade e na economia do país, e teve papel importante na construção da opinião pública durante a tramitação da reforma.
LEIA O ESTUDO COMPLETO
O Imil também aparece na categoria “Melhores Think Tanks de Inteligência Artificial (IA)”. No segundo estudo da série Millenium Analisa, “Educação e Desenvolvimento – A formação do capital humano no Brasil“, foram utilizadas técnicas de IA e Big Data para traçar um cenário da educação no Brasil e sua relação com o desenvolvimento do capital humano brasileiro.
LEIA O ESTUDO COMPLETO (VERSÃO EM PDF)
“Estamos muito orgulhosos de ter esse reconhecimento da Universidade da Pensilvânia e de várias entidades que estão de olho no trabalho do Instituto Millenium, que é feito com transparência e responsabilidade, sempre procurando opções de melhorar a comunicação e o debate no país. Nós nos destacamos na questão da credibilidade do conteúdo, que é de ponta, e pode ser usado em qualquer situação, seja na sua monografia ou em uma conversa de bar”, destaca Priscila Pereira Pinto, CEO do Imil.
O Millenium também aparece nas categorias “Melhor Uso de Mídia (Impressa ou Eletrônica)” e “Melhor Uso de Redes Sociais”. Além de seu website, alimentado diariamente com conteúdo relevante sobre a agenda pública no Brasil, o Millenium também possui perfis nas principais plataformas sociais online, levando informação de qualidade a diferentes internautas, nas mais variadas linguagens.
O ranking é elaborado pelo programa Think Tanks e Sociedades Civis da Universidade da Pensilvânia. O objetivo é realizar pesquisas sobre o papel que esses institutos políticos desempenham nos governos e sociedades ao redor do mundo. O projeto examina a evolução destas instituições, bem como seu impacto na elaboração de políticas públicas. A iniciativa norte-americana já existe há 29 anos, desempenhando um papel importante ao preencher a lacuna entre conhecimento e política em diversas situações críticas.
“Estamos orgulhosos do trabalho feito pela equipe do Instituto Millenium, que é muito pequena mas muito profissional, e orgulhosos também do engajamento do nosso conselho e parceiros. Juntos, estamos realmente mudando a percepção da economia de mercado no Brasil, fortalecendo a Democracia no país, a liberdade de expressão, e claro, sempre focados no Estado de Direito”, comemora Priscila.