A Doutora em Economia Ana Carla Abrão foi a convidada desta edição do Imil nos Bastidores. Na entrevista, os especialistas do Millenium; Eduardo Lemos, Murilo Medeiros e Pedro Trippi, abordaram a importância da reforma administrativa para melhorar os serviços públicos e destravar a economia brasileira. Assista abaixo!
+ Folha de Sâo Paulo: Reforma administrativa – o encontro marcado, por Wagner Vargas
Referência no tema, Ana Carla Abrão é uma das apoiadoras da campanha Destrava!, liderada pelo Instituto Millenium para conscientizar sobre a necessidade de retomar esta discussão a nível nacional. Do ponto de vista fiscal, é inegável o peso destas mudanças na administração pública, no entanto, para a especialista, a motivação desta reforma ultrapassa a questão financeira: ela melhora os serviços públicos oferecidos no país, além de trazer mais igualdade para todo o sistema.
+ Assine a petição online pela reforma administrativa!
Veja também
Clube Millenium: Repensando o tamanho do Estado
Paulo Hartung defende mudanças para tornar serviço público eficiente
Para Armínio Fraga, a entrega de melhores serviços públicos deve ser principal motivação
Destrava!
Lançada em agosto, a campanha Destrava! tomou proporção nacional, e colocou o tema da reforma administrativa novamente em debate na imprensa e na agenda pública brasileira. A mobilização traz um estudo inédito, que mostra o impacto do atual sistema de servidores na economia. Hoje, o gasto com o pessoal já o terceiro mais relevante do Orçamento e, apesar da quantidade de dinheiro direcionada para os salários, ele não está condicionado a melhorias mais que necessárias no setor público.
Como se não bastasse tamanha distorção, hoje, há grupos de servidores que recebem supersalários e benefícios irreais, enquanto o funcionalismo da base sofre com baixos rendimentos e carreiras mal estruturadas. Todo esse cenário acaba reforçando a concentração de renda e a desigualdade no Brasil.
A proposta da campanha, no entanto, não é retirar direitos já adquiridos: mas de repensar o RH da administração pública para que os próximos servidores já ingressem no setor sob um novo sistema, desta vez, mais justo, transparente e inovador, e com critérios de avaliação e pagamentos mais claros, adequados e eficazes. Trata-se de uma janela de oportunidade já que, nos próximos anos, grande parte dos servidores vai se aposentar.
Foto: Brenno Carvalho/O Globo