Os desafios encontrados por quem deseja ser dono do seu próprio negócio não são, nem de longe, um segredo para os brasileiros. Com tantas burocracias, leis e tributos, muitos deixam de lado o sonho de empreender mesmo antes de começar. No entanto, com resiliência, criatividade e foco, é possível transformar um cenário desfavorável, em um ambiente promissor.
A fundadora e presidente executiva da Vazoli (franquia do setor de crédito), Sibele Vaz, destaca que para que um empreendedor tenha sucesso, é fundamental que ele seja inovador, persistente e esteja sempre preparado para as mudanças. Ouça o podcast!
“Para empreender no Brasil, a gente tem que ter flexibilidade para fazer mudanças de processos, de fluxo, enfrentar os problemas do nosso dia a dia e não desistir. Tem que ser muito persistente e não desistir diante do primeiro obstáculo. É preciso inovar, investir muito em tecnologia, estudar e aprender sempre”, destacou.
Estar atento às necessidades do mercado para não perder as oportunidades é outro ponto essencial para quem deseja empreender. Para isso, uma boa estratégia é entender o cliente e, principalmente, quais das suas demandas ainda não foram atendidas. Dessa forma é possível adequar o produto ou serviço oferecido ao que de fato tem sido procurado pelo consumidor.
“Durante a pandemia, tivemos que mudar a Vazoli para o formato digital, porque não podíamos mais ter contato com o nosso cliente. Então, a gente teve uma oportunidade de venda, porque o mercado abriu novas oportunidades de negócio para nós, e se não mudássemos, a gente não atenderia os clientes. Usamos esse momento para fazer uma adaptação de venda digital, por exemplo. Então acho que entender o que o cliente quer, e aquilo que a gente não está conseguindo fazer para nosso cliente ajuda bastante”, observou.
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Mesmo em meio à crise econômica que o Brasil atravessa, a Vazoli segue em um constante desenvolvimento. Sibele Vaz conta que o segredo é sempre buscar um crescimento constante e sólido.
“Nós buscamos as melhores soluções para o nosso cliente final, é o nosso cliente tomador, ou seja, aquele que vai tomar o crédito, vai adquirir e consumir nossos produtos e também para nossos clientes investidores, que são os franqueados, que nos buscam para comprar franquias. Precisamos sempre buscar as oportunidades que as mudanças trazem, pois às vezes a gente acha que uma mudança pode ser ruim, mas na verdade ela pode ser boa então temos que ser flexíveis e se adaptar às novidades”, comentou.
Empreendedorismo feminino
Outro desafio enfrentado por Sibele Vaz, além de empreender, é conciliar a maternidade com os negócios. Seu conselho para as mulheres, que também são mães, e desejam ter seu próprio negócio é fazer um bom planejamento e ter uma rede de apoio.
“Precisamos ter alguém da nossa confiança para ser o nosso suporte, nosso apoio para que a gente consiga empreender. Porque nós mulheres somos mães, esposas, donas de casa. Então conciliar tudo isso ajuda e também de um planejamento de agenda. E eu sempre tive comigo a ideia de não levar os problemas do trabalho para casa. Quando o trabalho acaba, vamos para casa para ser mãe, ser dona de casa e não para ser empresária. E dentro da empresa é para ser empresária e cuidar do negócio. Acho que precisamos saber conciliar um pouco de mãe e empresária e tudo no seu tempo certo”, finalizou.
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