Vindo da escuridão de mais de uma década de desânimo em que nem o gingado brasileiro dava conta de inspirar empresários, acadêmicos e investidores no país, um think tank com 120 articulistas e 18 conselheiros visionários abriu os olhos dos brasileiros. Quantas oportunidades haviam para o amadurecimento da nossa democracia, quanto espaço para criar e inovar sem depender do governo, quantas pesquisas e instituições interpretando o futuro do país e tomando providências. Ação, verdade, transparência e praticidade. O esforço e mérito da equipe enxuta do Instituto Millenium vêm sendo acompanhados pela suíça NGO Advisor, uma instituição que analisa mais de duas mil ONGs no mundo, avaliando as 500 mais influenciadoras, levando em conta tamanho, visibilidade e impacto no Terceiro Setor.
Como um think tank independente e apartidário, o Imil vem conversando com veículos de comunicação nacionais e internacionais há mais de 10 anos, e este ano nossa influência foi ainda mais longe, sendo reconhecidos internacionalmente entre as 400 maiores ONGs do mundo.
Desde sua criação, o Instituto Millenium assumiu a função de alavancar a discussão sobre engajamento do cidadão e sua responsabilidade de fiscalizar os eleitos, abrindo espaço para alguns dos maiores pensadores do país compartilharem suas sugestões de soluções para a prosperidade econômica e social. Definimos para quem quisesse ler “o que são as leis” que mexem com o nosso bolso, nossa saúde e educação, e demos holofote para empreendedores quebrarem barreiras e transformarem o Brasil.
Imil na Sala de Aula
Discutir com os jovens valores como liberdade, Estado de Direito, economia de mercado e democracia é o principal objetivo do projeto “Imil na sala de aula”. Através do contato direto com alunos e professores de instituições de ensino superior, públicas e privadas, o Instituto Millenium promove encontros gratuitos entre especialistas de sua rede e alunos dos cursos de graduação.
É importante destacar a grande procura dos alunos pelo projeto. Sendo que esses alunos, muitas das vezes, são envolvidos diretamente com outros projetos que seguem os ideais de liberdade e, por isso, entendem a importância de projetos como o Imil na Sala de Aula. São jovens influenciadores que se tornam os formadores de opinião do amanhã.
Millenium Fiscaliza
Com o objetivo de manter a transparência e empoderar o indivíduo, o Instituto Millenium lançou o Millenium Fiscaliza. Um projeto que acompanhará de perto os gastos públicos brasileiros, oferecendo uma narrativa inspiradora sobre a realidade e como transformar os problemas em ações positivas.
Estaremos de olho no dinheiro que sai do bolso do brasileiro rumo ao governo. A premissa é simples: valorizar ainda mais um dos pilares fundamentais de todas as relações, a transparência. Todo mês, no site do Instituto Millenium, será publicado um artigo com dados informativos sobre para onde está indo o dinheiro do cidadão, com alertas para as áreas onde ele deveria estar e como reclamar se houver desvio.
O Millenium Fiscaliza cobrará a melhor gerência dos bens públicos, permitindo uma análise clara dos resultados de governos e seu desempenho financeiro. Somente assim, junto ao trabalho constante de campanhas online, imprensa e de outras organizações, o indivíduo poderá cobrar a atuação responsável e ética de seus representantes.