Um projeto para tornar a confirmação de presença nos cursos e oficinas oferecidos pelo Sebrae-SP mais eficiente e confiável foi a ideia das estagiárias Juliana Tiemi Rodrigues e Karoline da Silva Carvalho, do Escritório Regional de Osasco, para participar do Prêmio Estagiário Empreendedor.
A premiação, que está na sexta edição, é promovida pela Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae-SP para que os estagiários possam aprofundar seus conhecimentos sobre os produtos e serviços da entidade, além de ter contato com outras unidades.
Veja também:
Já pensou em ser CEO por um dia?
Startup transforma lixo em artigos de moda
Aplicativo conta clássicos da literatura para o público juvenil
As estagiárias de Osasco passaram cerca de um mês desenvolvendo o projeto, chamado “Confirmação de presença”, que acabou conquistando o primeiro lugar. “A ideia surgiu no nosso dia a dia de trabalho. A gente cuida da parte operacional, então precisa imprimir a lista dos participantes nos cursos, fazer a conclusão no sistema. Tudo isso toma muito tempo”, diz Juliana. Há também alguns problemas identificados por elas, como a fragilidade do sistema atual contra fraudes na lista de presença.
A solução proposta por elas foi implantar um sistema de confirmação de presença por biometria. O participante coloca sua digital previamente cadastrada em um leitor acoplado a um tablet no momento do curso, e a presença é computada em tempo real. “É um sistema sem fraude, que não precisa passar pelo back office e que é concluído facilmente”, afirma a estagiária, que cursa faculdade de engenharia florestal. A colega de projeto, Karoline, cursa administração.
Para Juliana, desenvolver o projeto foi uma oportunidade para conhecer melhor o funcionamento do Sebrae-SP como um todo, além do Escritório Regional. Esse, inclusive, é um dos objetivos do prêmio, assim como fomentar o pensamento empreendedor no estagiário e proporcionar um diferencial para quando eles chegarem ao mercado de trabalho ao fim da graduação.
+ “A inteligência artificial ajuda as pessoas, não as substitui”
“Quando os estagiários fazem um projeto, eles têm a dimensão de tudo o que o Sebrae faz, precisam falar com várias unidades. A ideia é fazer com que eles conheçam mais e saiam daqui com uma grande bagagem”, afirma a gestora do programa de estágios do Sebrae-SP, Thayane Fedato.
Nesta edição do prêmio, 42 projetos de todo o Estado foram apresentados. A proposta não era criar uma solução nova, mas melhorar um processo ou produto já existente. “Todos os projetos foram muito bem avaliados. Assim como nos anos anteriores, acredito que muitos projetos acabarão sendo implantandos, mesmo que parcialmente”, diz Thayane.
Os autores dos três melhores projetos – sete estagiários, no total – receberão um voucher no valor de R$ 2 mil para um curso e também passarão um dia participando de atividades no Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa do Sebrae-SP.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”