Não é novidade o destaque do agronegócio na economia brasileira, e desde 2019, com o lançamento do programa Agronordeste, a região Nordeste tem ocupado um papel importante nas cadeias produtivas do setor.
Ainda assim, seu potencial está longe do que podemos esperar, e isso já foi percebido pela iniciativa privada, incluindo os jovens empreendedores. Um exemplo é a Agrovesi, uma startup de gestão e suporte para pequenas e médias produções de orgânicos e agroecológicos, criada por alunos do ensino médio no Ceará, para auxiliar na organização de sistemas familiares.
Um dos fundadores da startup é o estudante Ray Texeira. Ele conta que a ideia surgiu a partir de uma experiência pessoal, e foi a chance de aprimorar o sistema para todos que passavam pelas mesmas dificuldades. Ouça o podcast!
“Nós tínhamos uma produção familiar, e os dados dessa produção – o quanto tinha sido investido e colhido – foi perdido, e nós ficamos sem saber o que a gente tinha ganhado. Quando nós anotávamos esses dados em cadernos, era muito fácil perder ou errar. Levamos isso em consideração quando pensamos em constituir a Agrovesi”.
Leia mais
Agronordeste é tema do Análise Econômica
Millenium Explica: Como a inteligência artificial pode ajudar o agronegócio?
O estudante ressalta a importância do agronegócio para a região Nordeste, e também da agricultura familiar, capaz de mudar a vida de muitas pessoas da região, mas principalmente para o pequeno produtor ainda há muitos desafios, por isso a importância de iniciativas que auxiliem essas pessoas.
“Muitas vezes faltou conhecimento, a gente não sabia fazer determinada coisa. Precisávamos de uma instrução que não tínhamos, e isso acabava prejudicando a produção. A Agrovesi surgiu a partir desses dois problemas: ela é uma startup que faz o gerenciamento da produção, desde o quanto gastou até o lucro, e também oferece suporte de serviços”, explicou.
Pandemia e empreendedorismo jovem
A pandemia do coronavírus potencializou a dificuldade dos jovens em conseguirem inserção no mercado de trabalho, e o empreendedorismo tem se tornado uma saída viável para muitos estudantes ou recém-formados.
Para o analista internacional Pedro Rafael, o incentivo ao jovem empreendedor, principalmente no setor do agronegócio, é essencial para a retomada econômica, e aprovação das reformas tributária e administrativa, por exemplo, poderiam ajudar a abrir novas oportunidades ao empreendedorismo. Ouça o Podcast!
“O agro é muito importante, porque é o grande peso da balança comercial no Brasil para o exterior. Recentemente as montadoras de carros anunciaram sua saída do país, e se olharmos para o agro, ele nunca deixará de existir no Brasil”, afirmou.
Apesar de projetos e iniciativas do setor privado, ainda há muito a ser feito para o desenvolvimento. “O problema é que uma empresa não sobrevive uma média de mais de 5 anos. Eu, por exemplo, aos 28 anos, tenho que pensar que aos 33 eu já precisarei mudar de ramo, porque na grande maioria das vezes o negócio acaba fechando”, exemplifica. Já no agronegócio, tanto o tempo de vida das empresas podem ser maiores, quanto os resultados vêm em menos tempo.
O Marco Legal das Startups, que está na Câmara, mas já foi aprovado no Senado, é um projeto que Pedro Rafael destaca como importante para o empreendedorismo no Brasil, mas destaca que ainda temos um longo caminho.
+Marco Legal Das Startups: Advogados e atores do ecossistema comentam aprovação do texto na Câmara
“Existem ações por parte de governos locais e estaduais, mas acho que deveria haver um debate federal também, em conjunto com estados e prefeituras, para que haja uma linha só de debates e oportunidades aos empreendedores jovens, e no agro que, obviamente, seria muito maior em algumas regiões do Brasil, que no Rio de Janeiro ou São Paulo”, afirmou.
O atual momento que vivemos deixou mais claro do que nunca a importância do empreendedorismo e do setor privado, já que a geração de empregos e desenvolvimento de um país é feito por empresários e empreendedores.
Aqui no Imil produzimos diversos conteúdos para ajudar empreendedores a se destacar no mercado, e recentemente lançamos no Clube Millenium. Os pacotes “Empresa” são uma oportunidade para micro e pequenos empresários garantirem suas assinaturas por preços especiais. Além de conteúdos exclusivos, essa opção dá acesso ao selo “Empreendedor Mente Aberta“, uma nova oportunidade de crescimento para o seu negócio. Conheça!