Adultos estão sendo selecionados para passar algumas horas do dia com menores abandonados em abrigos, assumindo ‘responsabilidades afetivas’
A Vara Central da Criança e do Adolescente de São Paulo está procurando pessoas dispostas a passearem, conversarem e dedicarem algumas horas do dia com crianças e adolescentes em situação de abandono na capital paulista.
O projeto piloto da Justiça de São Paulo está avaliando 200 pessoas que se interessaram em participar do primeiro projeto na cidade. As crianças a serem beneficiadas também passarão por uma triagem; não há restrição de idade.
– Não é um processo para quem quer adotar. Qualquer pessoa pode se inscrever e depois passa por uma avaliação para conhecer o projeto. As crianças dos abrigos também estão sendo preparadas – explica a juíza Dora Martins, responsável pelo projeto piloto de apadrinhamento.
A intenção é que o adulto selecionado seja capaz de assumir “responsabilidades afetivas” com os meninos e meninas. A convivência será de pelo menos uma vez por semana.
– O desafio é que não seja uma visita esporádica de dois em dois meses, por exemplo. Queremos que haja um vínculo afetivo, uma empatia – afirma Dora.
A juíza também explica que a seleção é feita por uma equipe multidisciplinar que farão as entrevistas e a apresentação do projeto aos candidatos e às crianças e adolescentes dos abrigos.
– É um compromisso de padrinho afetivo, não tem o compromisso de pagar nada. Abrigo é um lar, você não pode invadir o espaço. Então, estamos desenvolvendo o projeto aos poucos, não temos pressa. Nos preocupa muito o destino dessas pessoas que saem do abrigo e não tem vínculo, não tem referencial de afeto – conta Dora.
O projeto piloto vai atender, no início, três abrigos na região do centro de São Paulo, onde vivem 200 crianças. Numa segunda etapa, a Prefeitura de São Paulo em conjunto com a Justiça deve atender todas as casas de acolhimento da cidade.
Em comum acordo com a criança e com o abrigo, os padrinhos poderão levar seus afilhados para passear e até mesmo passar um final de semana juntos.
Os interessados devem entrar em contato com apadrinharvijcentral@gmail.com.
Fonte: O Globo
No Comment! Be the first one.