*por José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute Brasil
Todas as empresas precisam desenvolver e lançar novos produtos para crescer. E muitas pessoas querem se tornar empreendedoras. Nessas situações, precisam desenvolver novos produtos e conceitos que possam ser lançados no mercado. Ou até, em alguns casos, criar esse mercado novo. Mas há muita incerteza. Não se sabe o que vai acontecer. O que podemos fazer para ajudar no processo de geração de ideias? Como garantir que sejam boas ideias?
Geração de ideias e inovação
O processo de identificar as necessidades dos clientes, atuais e futuros, nem sempre é preciso e acurado. Pesquisas de mercado não são infalíveis para capturar o que os clientes querem. As pessoas ora não sabem, ora simplesmente mentem quando são abordadas em pesquisas.
Nossa capacidade de gerar dados é cada vez maior, enquanto a capacidade de interpretá-los e transformá-los em realidade concreta – com novos serviços e produtos de sucesso – nem sempre tem acompanhado esse ritmo.
Passei essa semana em contato com vários jovens empreendedores em Kendall Square, área de Cambridge-Massachusetts, nas bordas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e nas proximidades de Harvard, um dos hubs de inovação mais dinâmicos do mundo.
São cerca de 800 empresas inovadoras concentradas no que é considerada a “milha quadrada mais inovadora do mundo”. Há lá muitos jovens aspirando se tornarem bilionários, enquanto outros estão buscando formas de salvar o mundo acabando com a fome.
As maiores empresas farmacêuticas e de biotecnologia do mundo, as gigantes de TI Google e Microsoft e os escritórios de gigantes de vários setores industriais – além de centenas de empreendedores individuais – estão concentrados nesse mesmo espaço físico.
O local foi escolhido pelo presidente John Kennedy para ser a sede principal da NASA nos anos 60, até Lyndon Johnson decidir levá-la para Houston-Texas, seu estado natal.
Os esforços de pesquisa e inovação estão por todas as partes. Da busca pela cura para tipos de câncer até métodos para aumentar a longevidade das pessoas – passando por vários tipos de apps e por modos avançados de transformar as distintas formas de inteligência artificial em produtos relevantes. Isso atrai as melhores cabeças do mundo todo.
“Lean startup”
Percebi que o ambiente de geração e de transformação de novas ideias em produtos de sucesso gera muitos desperdícios. Apesar dos esforços iniciais de levar as ideias da gestão e do pensamento lean para esses ambientes, com as iniciativas de “lean startup”, percebi que ainda muito se precisa fazer.
O pensamento lean sugere que, para se criar novos produtos e serviços, se deve observar a realidade com olhos críticos, para identificar problemas sociais e necessidades específicas – o mais próximo possível do local onde os potenciais consumidores usariam esses produtos.
Assim, modos de pensamento muito diferentes do tradicional devem ser buscados. Se aumentarmos a velocidade de geração de boas ideias e, evidentemente, formos capazes de testá-las rapidamente, utilizando um processo eficaz, teremos condições de acelerar ainda mais um movimento intenso de geração de novas ideias e conceitos.
Isso é independente do local físico em que esse esforço acontece. Não há nenhuma necessidade essencial de infraestrutura em muitos desses casos. Em alguns, porém, a necessidade de sofisticados laboratórios pode ser fundamental.
Com um melhor processo de geração de ideias, poderemos ajudar a gerar as boas ideias em todos os lugares, independente de estarem localizadas em um hub mágico, como em Kendall Square, Cambridge-Mass.
Fonte: “Época negócios”.
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