Autor de vários livros, palestrante e investidor-anjo com mais de 100 aportes nos últimos 20 anos, Dave Berkus ganhou o título de super investidor-anjo ainda nos anos 1990. Depois de uma empreitada bem sucedida como empreendedor, Berkus seguiu o ciclo muito natural para fundadores nos Estados Unidos e passou a investir em pequenas empresas inovadoras. “Eu não sei o porquê, mas decidi que era hora de investir em outros empreendedores como eu. Na época, em 1993, o termo investidor-anjo nem existia”, diz.
Entre os mais de 100 investimentos, o empreendedor teve taxa interna de retorno anual de 97% até então. “Eu vi 7 mil planos de negócios. Investi em 137 e fiz reinvestimentos em 86. Ainda temos 91 empresas em operação”, diz. Berkus foi um dos convidados do pitch fight do Venture in LA, missão de negócios que aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, organizada pela MidStage Ventures.
Entre tantas histórias de sucesso, Berkus tem um notável erro em seu portfolio. “Eu escolhi não investir em uma empresa em Seattle porque queria manter meus investimentos por perto. A empresa veio a ser a Amazon. Deixei de ganhar US$ 2 bilhões”, diz. Para ele, saber aceitar as escolhas é uma das atitudes mais importantes em investidores.
Aos empreendedores, contou como aprendeu a ganhar – e perder – investindo em startups.
Confira a seguir as lições do super-anjo:
1. “É preciso ter um plano de negócios por trás de uma boa ideia. Você precisa nos mostrar como vai ganhar dinheiro.”
2. “Investidores e empreendedores devem acreditar nos seus instintos.”
3. “Onde há mistério, há margem. Crie algo que as pessoas pagarão para que alguém faça por elas.”
4. “Conheça bem seu mercado antes de alocar recursos. Esta é uma das grandes lições.”
5. “Um equipe bem gerenciada pode trabalhar de casa.”
6. “Tenha o controle sobre seu conselho. Desafie os membros quando você achar que está certo.”
Fonte: Pequenas Empresas, Grande Negócios
No Comment! Be the first one.