“Não há mais tempo para reformas pontuais”, alerta Luiz Felipe d’Ávila, presidente do Centro de Liderança Pública (CLP) e especialista do Instituto Millenium. Para o país sair da “síndrome do voo da galinha”, ele sugere “10 mandamentos para o Brasil que queremos”, nova websérie inspirada em seu próximo livro “10 mandamentos”, onde o especialista aborda um conjunto de mudanças essenciais para fortalecer as instituições democráticas brasileiras.
No primeiro vídeo lançado, d’Ávila apresentou o projeto e falou sobre a urgência em enfrentar os problemas reais do Brasil: “A dura realidade é que o Estado brasileiro está quebrado, desacreditado e destruindo a credibilidade das instituições democráticas. Suas artérias foram entupidas pelo colesterol da incompetência das lideranças políticas; pela ineficiência da gestão pública e pelo câncer da corrupção compulsiva”. Assista!
https://www.youtube.com/watch?v=C_B4Waw8jz4&index=1&list=PLYJEVgPL2qXCIfltrqypRheCKRWvAdG7a
O primeiro mandamento
Parlamentarismo como sistema de governo foi o tema do primeiro episódio da websérie. Nele, d’Ávila defende o fim do presidencialismo, que, segundo ele, representa “uma sucessão de crises políticas, golpes de Estado e governos autoritários”. O cientista político traça um panorama histórico dos setores antiliberais no país.
https://www.youtube.com/watch?v=2cMi89awyxU&list=PLXRt3ENehemC7spBgohtxxdpBcKB8O0XK&index=2
O segundo mandamento
D’ávila fala sobre o federalismo no segundo episódio e critica a “excessiva concentração de poder em Brasília”, que faz do país exemplo de ineficiência e corrupção. A federalização daria mais autonomia aos municípios e consequentemente aos indivíduos. Entenda por quê.
https://www.youtube.com/watch?v=khgKduKBI-c&list=PLXRt3ENehemC7spBgohtxxdpBcKB8O0XK&index=3
No Comment! Be the first one.