Mark Zuckerberg já era bilionário aos 23 anos, depois de ter lançado o Facobook, rede social global que conecta mais de 2,7 bilhões de pessoas. Atualmente, é uma das pessoas mais influentes do planeta. Sabendo disso, gosta de dar dicas para quem está começando seu próprio negócio.
“As pessoas pensam que inovação é apenas ter uma boa ideia, mas grande parte desse processo está em se movimentar rapidamente e tentar muitas coisas”, afirma Zuckerberg, em artigo da revista Inc. Ele enfatiza que, para ter sucesso, não basta apenas uma ideia. Ficar preso a histórias de gênios lendários, diz, pode ser muito perigoso.
“A ideia de um único momento ‘eureka’ é uma mentira”, comenta o criador do Facebook. Uma grande ideia ou lampejo de inspiração é um ponto de partida útil, claro, mas está longe de ser o fator mais importante da trajetória para o sucesso. As ideias precisam se tornar reais através da execução – e, para isso, é preciso testar e colocar os projetos em prática.
A questão é que muitas pessoas nem começam, pelo medo de cometer erros. Mas, se você esperar que um plano de negócios totalmente sem falhas caia no seu colo, é provável que não saia do lugar. Se as coisas não funcionarem bem na primeira tentativa, isso não é um problema. O Facebook, por exemplo, era para ser um aplicativo chamado Facemash, que serviria para julgar atratividade das estudantes de Harvard. Mas isso seria uma violação de privacidade, então Zuckerberg decidiu adaptar seu plano inicial.
Mão na massa
“As ideias ficam mais claras à medida que você passa a desenvolvê-las”, diz o fundador do Facebook. Tente ver os erros como oportunidades de entender o que funciona ou não. Se puder identificar um problema enquanto está testando uma ideia, você pode corrigir com mais agilidade e aprimorar ainda mais o produto.
Ao iniciar um novo projeto, você também prestar atenção em outros fatores, como contar com a ajuda de mentores – pessoas com habilidades, conhecimento e experiência, que vão ajudar o projeto a decolar.
Outra dica é não se prender a detalhes. Não espere ficar tudo perfeito para lançar um produto. Entenda que as coisas podem ser resolvidas aos poucos. Apenas com uma postura prática e realista para concretizar suas ideias você terá chance de sucesso.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, 11/12/2020
Foto: JD Lasica from Pleasanton, CA, US/Wikimedia Commons