Para não errar a mão nas compras neste Natal, caro leitor, o Instituto Millenium inicia nesta segunda-feira uma série de indicações de livros relevantes selecionados por nossos especialistas, membros e parceiros. As obras abrangem temas variados e, para além do incentivo à leitura, contribuem para a formação do pensamento crítico. E são uma excelente opção para as horas de lazer, é claro.
Nesta segunda, você confere as dicas do economista Roberto Luis Troster e do sociólogo Demétrio Magnoli.
Roberto Luis Troster
Doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP), Troster dá três indicações para quem busca boa leitura. A primeira delas é a obra em “Lombard Street: A description of the money market” (em inglês), de Walter Bagehot. “Publicado em 1873, é surpreendentemente contemporâneo para entender a dinâmica da crise que o Brasil está acabando de atravessar”, diz o economista.
A segunda recomendação é o clássico “Os sertões”, de Euclides da Cunha. A obra é considerada o primeiro livro-reportagem brasileiro e trata de um tema ainda atual, retratando a luta contra a natureza e a incompreensão das elites brasileiras.
O economista também indica a obra “Os argentinos”, escrita por Ariel Palacios, um comentarista de política e economia especializado em países latino-americanos. Uma opção para os interessados em ter uma visão abrangente sobre a Argentina.
Demétrio Magnoli
A dica de Demétrio Magnoli, sociólogo e Doutor em geografia humana, é o livro “The spirit of democracy”, de Larry Diamond. “Foi a primeira voz a alertar, claramente, para a ‘recessão democrática’ que varre o Ocidente com a ascensão dos populismos. Vale a pena lê-lo, especialmente para quem leu ou está lendo o aclamado ‘‘Como as democracias morrem’, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt”, sugere.