A Microsoft lança nesta terça-feira, 13, no Brasil, um novo aplicativo de mensagens, o Kaizala.
Disponível desde o ano passado na Índia, onde foi desenvolvido, o sistema é voltado para “grupos corporativos que precisem trocar mensagens”, como explica a diretora de produtividade da Microsoft Brasil, Loredane Feltrin. “Queremos garantir que funcionários de cinco gerações diferentes, que usam dispositivos móveis e trabalhem em equipe, estejam conectados em um só lugar”, diz a executiva.
Para isso funcionar, a empresa trabalha com dois sistemas diferentes. O principal, que terá versões para Android e iOS e estará disponível para todos os usuários, “da alta diretoria à quem está na ponta da operação, como um vendedor”, se assemelha bastante ao WhatsApp, com conversas entre grupos.
A maior diferença é que, em alguns fóruns específicos, apenas determinados usuários poderão publicar, enquanto outros terão acesso apenas à leitura – como uma versão 2.0 de comunicados feitos pelas áreas de recursos humanos, por exemplo. “Cada empresa tem sua cultura e caberá a ela definir se quer deixar as conversas mais abertas ou mais verticalizadas”, explica Loredane.
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Além disso, nas caixas de mensagens, será possível lançar mão de funções específicas, como lembretes, pesquisas rápidas, enquetes e alertas para toda a empresa. “É uma forma rápida, por exemplo, dos executivos saberem se está tudo bem na montagem de um evento ou durante um feirão de vendas”, exemplifica a diretora de produtividade da Microsoft. Há ainda como usar o sistema no computador, graças a uma função de espelhamento – semelhante ao que acontece no WhatsApp Web.
Os executivos que quiserem, no entanto, ter acesso à ferramenta de gerenciamento do Kaizala, da qual poderão ser extraídos os dados das pesquisas e conversas feitas nas plataformas, terão de pagar.
Segundo a Microsoft, o programa será comercializado como parte do pacote de produtividade 365, que hoje inclui sistemas como o processador de textos Word, as planilhas do Excel e o sistema de armazenamento na nuvem OneDrive, além de uma série de ferramentas corporativas.
Diferenciação
O Kaizala, vale lembrar, não é o primeiro sistema da Microsoft voltado para a comunicação corporativa – Skype e Microsoft Teams também já desempenham esse papel, em alguma escala, dentro das empresas.
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Segundo Loredane, o novo aplicativo é focado em grandes grupos – para ela, o Skype é baseado na comunicação “um a um”, enquanto o Teams funciona para pequenos times focados em projetos. “É um produto que pode ser usado por empresas com milhares ou milhões de funcionários, em diferentes níveis hierárquicos”, diz a executiva.
A meta, aqui, parece ser conseguir conquistar algo que há muito é discutido pelo ambiente corporativo: de que os usuários desejam trabalhar com ferramentas tão interativas e bem construídas quanto as que usam em sua vida pessoal – mais uma vez, o WhatsApp aparece como referência. “O Kaizala nasceu por uma demanda do mercado corporativo, mas nada impede que seja adotado pelo usuário final”, explica Loredane.
Na Índia, por exemplo, além de servir para comunicações entre empresas, o sistema também já é usado por cidadãos – no Estado de Andhra Pradesh, ele tem sido uma forma de comunicação direta entre governantes e o povo.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”