O agronegócio é o setor que mais cresce no Brasil, mas ainda existem pontos que podem ser desenvolvidos de forma mais intensa, como é o caso da produção de manufaturas, que está relacionada ao aumento da eficiência, otimização e produtividade.
Para te ajudar a entender melhor o tema, preparamos esta edição especial do Millenium Explica com um trecho da participação da presidente da Damha Agronegócio e conselheira do Instituto Millenium, Maria Stella Damha, no webinário exclusivo para assinantes do Clube Millenium. Assista!
Em relação ao aumento da tecnificação, Maria Stella comenta que os pequenos, médios e grandes produtores estão, proporcionalmente, buscando no uso da tecnologia uma forma de avançar, produzindo mais, com um custo menor.
“Antigamente era tudo muito rudimentar, hoje temos máquinas que são robôs, com comando de bordo, com computador dentro, e podem trabalhar, inclusive, sem nenhum motorista. Isso gera uma disrupção [quebra ou descontinuação de um processo já estabelecido] naquele processo mais manual para um processo bastante tecnificado, com inteligência artificial”, contou.
Leia também
O agro brasileiro é mais sustentável do que aparenta!
O Brasil pode passar a ser o centro da economia biossustentável no mundo!
Em linhas gerais, quanto maior a proximidade com o consumidor, maior é o processo de industrialização. “No contexto de produção em escala, maquinário, tecnificação, o Brasil tem ido muito bem, pois estamos desenvolvendo centros tecnológicos, e a Embrapa ajuda muito. A gente vai desenvolvendo as soluções. Está havendo um avanço tecnológico industrial, e as pessoas não estão percebendo que a agricultura ajuda na industrialização”, afirmou.
Gostou do assunto? Então assista ao webinário “Agronegócio brasileiro” completo, no Clube Millenium. O evento também contou com a presença do procurador especial ambiental da OAB Federal, e sócio da Mello Frota Consultoria, Leandro Mello Frota. A mediação foi da CEO do Instituto Millenium, Priscila Pereira Pinto.
Setor Privado Não é o Vilão
No novo estudo do Imil em parceria com a ODX, Agronegócio: Exportação, Emprego e Produtividade, é possível entender pelo exemplo positivo do agro, como o setor privado está criando oportunidades, aumentando a produtividade e segurando os números da economia brasileira. Confira!