No Millenium Explica desta edição, o comunicador e cientista de dados, Wagner Vargas, conta o motivo do Brasil estar estagnado quando o assunto é aumento da produtividade. Assista ao vídeo!
Um estudo recente do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas apontou que nos últimos 40 anos, o Brasil teve um aumento quase irrelevante de 0,4% na produtividade e o avanço da renda per capta no mesmo período foi de 0,9%.
“O crescimento econômico é muito dependente da forma como alocamos os nossos recursos. Estamos falando nesse quesito tanto de investimento, quanto também de bens de capital, quanto também de massa laboral”, disse.
Leia mais
A retomada da agenda da produtividade
Millenium Explica: O que é custo Brasil?
Por que tanto atraso na produtividade se compararmos o nosso país com países como Estados Unidos e Alemanha? O custo Brasil dificulta o aumento da produtividade, pois, a maior parte da folha de pagamento acaba indo para os impostos. A falta de investimento em qualificação profissional, problema que se inicia desde a base, e o baixo investimento em tecnologia e inovação também são responsáveis por essa baixa produtividade.
+“O Brasil tem um problema de produtividade crônico”
São questões estruturais que acabam travando a produtividade. “Se pegarmos a educação básica hoje, ela tem um investimento per capto que é muito menor do que a média de países desenvolvidos”, explicou.
A sociedade precisa cobrar seus representantes para que as reformas sejam colocadas em prática, acabando com as barreiras burocráticas que impedem o crescimento da produtividade e do país como um todo.