Tem nova edição do Millenium Explica no ar! O comunicador e cientista de dados, Wagner Vargas, explica nesta edição o motivo do programa de desestatização e desinvestimento ser fundamental para a recuperação e prosperidade econômica. Veja o vídeo!
Wagner Vargas explicou que o primeiro fator apontado foi a queda abrupta no PIB no último trimestre e o aumento de gastos para conter a pandemia de covid-19, que pode causar um rombo de até 880 bilhões de reais as contas públicas. “Por que o Brasil precisa manter 440 empresas estatais, dentre as quais 134 da união?” questionou.
Mais edições do Millenium Explica
Como a inteligência artificial pode ajudar o agronegócio?
Como funcionam as equipes parlamentares?
A redução da máquina pública e aumento na arrecadação são os principais benefícios. “Sempre que há desestatização há desinchaço da máquina, porque a iniciativa privada tende a fazer a mesma coisa ou até mesmo mais, com um número menor de pessoas. Além disso, há uma estimativa de possibilidade de retorno de R$ 990 bilhões, em concessões, imóveis, entre outros”, destacou.
De acordo com Wagner Vargas, não faz sentido que o governo gaste seus recursos escassos como se fosse “empresário”, correndo todos os riscos, se a iniciativa privada pode fazer melhor e oferecer maior eficiência aos cidadãos. O necessário é usar esses recursos para corrigir problemas sociais, como a desigualdade. “As políticas públicas quando bem empregadas podem chegar a quem mais precisa”, disse.