Millenium Papers

Para entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

O que você acha de gastar quase R$ 5 bilhões para os políticos fazerem campanha? Imoral, talvez… mas o novo estudo do Instituto Millenium vai além disso. Na 14ª edição do Millenium Papers, Milla Maia e Priscila Chammas analisam se o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), conhecido popularmente como Fundão Eleitoral, faz realmente o que se propõe: ajudar a democracia, garantindo o financiamento das campanhas de quem não teria outros meios para isso.

Fundo Eleitoral: O preço da democracia ou um instrumento de perpetuação política? contém uma robusta análise de dados do processo eleitoral de 2022, que nos ajuda a entender a quem verdadeiramente tem servido o financiamento público de campanha e por que ele foi aprovado pelo Congresso mesmo tendo forte rejeição popular. É o segundo paper do Millenium sobre o tema. Leia o primeiro aqui.

Será que a situação mudou de lá pra cá? Clique no paper e confira!

unnamed-puhqz39upuq3qrao3hxyv6m1xj938n59itmvibfgmg

Milla Maia

Economista e ex-CEO do Instituto Millenium

Priscila_Chammas1-puhr317hdu4efvki2pamtosnmptiixsqec56z3l0iw

Priscila Chammas

Jornalista e gerente de conteúdo do Instituto Millenium

Veja também...

E para se aprofundar melhor no tema, as autoras Milla Maia e Priscila Chammas estarão, na próxima sexta-feira (16) no Millenium Talks: As distorções e os incentivos gerados pelo fundão eleitoral. Será que são tantos assim? O apresentador e produtor do documentário Brasil Paralelo, Arthur Morisson, ajuda a responder essa pergunta.

Leia também

plugins premium WordPress