A 21ª edição do Millenium Papers está no ar! De autoria do fundador e presidente do Instituto Liberal de São Paulo (ILISP), Marcelo Faria, do advogado Lucas Sampaio e do Cientista de Dados Wagner Vargas, o artigo O impacto da Lei de Liberdade Econômica na abertura e continuidade das empresas demonstra que a aprovação da Lei de Liberdade Econômica nos municípios foi crucial para incentivar o empreendedorismo nessas cidades. Consequentemente, isso teve efeito positivo na empregabilidade, como os mesmos autores já haviam demonstrado em estudo anterior para o Millenium.
A análise demonstrou um aumento de 88,9% na média anual de novas empresas abertas e um aumento de 65,7% na média anual de empresas ativas nos municípios analisados após a aprovação da referida lei, ambas com significância estatística. O estudo partiu do projeto Liberdade Para Trabalhar, do Ilisp, que desde o ano passado vem mapeando e incentivando as cidades na aprovação da referida Lei.
De acordo com o levantamento mais recente, apenas 18,5% dos municípios com mais de 5 mil habitantes havia aprovado a Lei de Liberdade Econômica, que foi sancionada pelo governo federal em 2019, mas necessita de regulamentação local para passar a valer. Os brasileiros em todas as 5.568 cidades do país se beneficiariam de maior liberdade econômica, menos burocracia, mais segurança jurídica, mais empregos e maior facilidade para abrir ou manter uma empresa. Os dados comprovam que a liberdade para trabalhar é o melhor programa social.
Se você se interessa pelo tema, clique no botão abaixo e confira o trabalho completo!
E depois de entender os dados e a teoria, chegou a hora de observar, na prática, como funciona a implementação da Lei de Liberdade Econômica. A presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Lauren Momback, compartilhou um pouco da sua experiência, dificuldades e vitórias no convencimento de gestores gaúchos e melhoria do ambiente econômico de seu estado. Marcelo Faria, autor do paper e coordenador do projeto Liberdade para Trabalhar, também participou do webinário. Clique abaixo para assistir.