Millenium Papers

Para entender o Brasil

O projeto Millenium Papers, do Instituto Millenium, é uma série de policy papers feitos por renomados especialistas, para entender o Brasil e fomentar o debate sobre as políticas públicas no país.

6ª edição do Millenium Papers trata de um assunto que, volta e meia, tira o sono dos governantes: a alta dos combustíveis. Por ser uma commodity, o preço do petróleo é muito sensível a acontecimentos internacionais, como a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, algo que foge ao controle do governo brasileiro, que volta e meia recorre a subvenções para barrar o aumento nas bombas. Só que os preços não são o problema em si, mas uma sinalização para o mercado, de que é preciso produzir mais e consumir menos. E interferir nessas sinalizações acarretam em consequências não previstas, as externalidade negativas.

No estudo Os elevados custos das intervenções estatais nos preços dos combustíveis, a diretora executiva do Instituto Millenium, Marina Helena, faz uma análise de impacto das intervenções estatais comumente usadas no Brasil e outros países do mundo para reduzir os preços dos combustíveis. A boa política pública desestimula o consumo de bens cujo custo para a sociedade é maior que o custo para o consumidor.

O controle de preços, os subsídios, os fundos de estabilização e a forma de tributação no Brasil trazem mais custos ou benefícios para a sociedade? O que a história recente do Brasil e do mundo tem a nos ensinar sobre o assunto?

Acesse o estudo e confira!

Marina-Helena-183-scaled-pkwk5li78h3922mwdaw5wb2sf2tsep5ah7pg0cpf54

Marina Helena Santos

Marina Helena Santos é ex-diretora de Desestatização do Ministério da Economia e atual Diretora Executiva do Instituto Millenium.

Veja também...

O IMIL tem a honra de receber o ex-Presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco para um bate-papo com Marina Helena sobre o tema do nosso novo paper!

Leia também

plugins premium WordPress