A edição deste sábado (6) do Millenium Talks terá como tema a venda de medicamentos isentos de prescrição médica (MIPs) nos supermercados e ambientes similares. O bate-papo virtual será mediado pela CEO do Instituto Millenium, Milla Maia, e terá participação do doutor em Economia pela UFRGS, Cláudio Shikida, e do bacharel em Direito pela Ufes, Luan Sperandio. A conversa será transmitida a partir da 10h, nas redes sociais do instituto.
A análise terá como referência o estudo inédito , de autoria de Shikida e de Sperandio para o projeto Millenium Papers, que foi publicado no site do instituto. O estudo cita exemplos de outros países que apontam que a liberação da comercialização em supermercados e outros ambientes pode reduzir em até 6% o preço destes medicamentos.
“Medicamentos isentos de prescrição são seguros, havendo um rigoroso critério da Anvisa para classificá-los dessa forma. Não há razões econômicas, jurídicas ou sanitárias para não permitir a venda destes em supermercados e similares — algo que beneficiaria consumidores ao facilitar o acesso e potencialmente reduzir preços, como já ocorre em muitos países”, afirmou Luan Sperandio.
De acordo com os especialistas, a atual regulamentação de MIPs no Brasil é ultrapassada. Eles avaliam que a expansão da venda favorece os consumidores, porque possibilita maior concorrência e pode resultar na atração de mais clientes que hoje, por questões financeiras, não podem comprar, por conta do custo elevado.
A regulamentação destes medicamentos pode ser alterada e aprimorada. O assunto está em evidência na Câmara dos Deputados. Os parlamentes estão analisando o Projeto de Lei 1774/2019, de autoria do Deputad Glaustin Fokus (PSC/GO), que defende a venda dos MIPs nos supermercados.
Para assistir essa edição do Millenium Talks, acesse o canal do Youtube do instituto.