A razão para se planejar algo, é simples, é aonde se quer chegar, ou seja, qual é o seu objetivo. Primeiro entenda que plano de negócio um documento utilizado para planejamento de um empreendimento. Ele é utilizado em fase inicial com o objetivo de definir e delinear a estratégia de atuação do negócio para o futuro tornando-se um guia para a gestão estratégica de um negócio.
O plano de negócio se dá das seguintes questões:
1. Ideia
Você deverá analisar várias ideias antes de definir quais são as que tem o maior potencial de retorno econômico para você. Inicie com a ideia de negócio, que geralmente é o ponto de partida para seu empreendimento dar certo.
Veja mais:
Sueli Angarita: Como administrar um pequeno negócio?
Ricardo Amorim: Como funcionam os ciclos econômicos e onde o Brasil está
Empréstimos a juros mais baixos
2. Oportunidade
Já com a oportunidade de negócio definida na fase de ideia, aqui se inicia o desenvolvimento de plano de negócio. Pode ser que haja a necessidade de rever o conceito de ideia, não tenha medo de refazer se for preciso. Veja se a ideia que você teve tem potencial de viabilidade: econômica; clientes em potencial no mercado para consumir seu produto, ou; serviço decorrente de sua ideia.
3. Plano de negócio
O plano de negócio é o guia para o planejamento de novos negócios ou ainda para o planejamento de novas unidades da empresa. Com o plano de negócios concluído, irá permitir que você identifique a quantidade necessária de recursos e as fontes existentes para financiar seu empreendimento.
4. Quantificar e obter recursos
Quando os três primeiros passos estiverem totalmente concluídos, você saberá com clareza quais os recursos necessários precisará para seu negócio, ex: funcionários, dinheiro e infra-estrutura.
5. Gerenciar o negócio
Depois que seu negócio entrar em ação, surgirão novas ideias, novas oportunidades e assim deverá desenvolver novos planos para rever o plano atual para atuar frente a novas oportunidades de negócios.
+ De presidente de multinacional a empreendedor
A partir dessas etapas concluídas, você poderá definir:
– O modelo do seu negócio (o que é o negócio, o que vender, como vender e para quem vender, valores e plano de marketing.
– Investimentos iniciais necessários
– Necessidade de recursos humanos
– Projetar (custos, despesas, e receitas ao longo do tempo)
– Fechar o modelo de negócio
– Criar os demonstrativos financeiros
– Fazer análises de viabilidade através de índices de retorno sobre investimento e rentabilidade
– Revisão completa de todos os passos
– Redação do plano e fechamento do modelo
Para seu trabalho ficar mais eficiente, use sempre esta lógica para qualquer eventual evento que achar relevante em seu plano de negócios.
Fonte: “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”