Por Thiago Peixoto*
A 11ª edição da Campus Party Brasil, realizada em SP na última semana, revelou uma mudança interessante no perfil dos campuseiros: menos jovens interessados apenas nos jogos e mais empreendedores buscando oportunidades não exploradas de negócio.
O evento disponibilizou, além das tradicionais palestras, uma série de trilhas de aprendizado em tecnologia, a maior parte de cunho prático:
Academia Creators: focada na criação de conteúdos digitais, como canais de vídeos, blogs etc., além de marketing digital e dicas para influenciadores digitais;
Workshop Blockchain: para interessados em entender as oportunidades e desenvolver soluções baseadas na tecnologia Blockchain;
Workshop Cyborgs: focado na integração entre eletrônica, robótica e interfaces biológicas, capacitava os participantes em conteúdos de neurociência, criação de próteses robóticas e até na implantação de sensores em uma barata;
Workshop IoT: apresentou técnicas para o desenvolvimento de aplicações com foco na comunicação M2M (máquina à máquina) com foco em sensores, atuadores e sistemas compactos para internet das coisas.
Workshop Multi: espaço dedicado a oficinas de temas variados da tecnologia;
Workshop Startup & Makers: forneceu técnicas, orientações e conteúdos para os participantes interessados em transformar boas ideias em negócios promissores;
Workshop Virtual Reality: abordou oportunidades de aplicação das tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista, além de apresentar equipamentos e técnicas de desenvolvimento de sistemas e jogos.
O segmento corporativo marcou forte presença no evento. Os 11 palcos estavam repletos de executivos e empresários de sucesso compartilhando suas experiências em diversas áreas.
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Thiago Peixoto: “A multidisciplinaridade é fundamental para quem quer atuar em inovação”
A Visa marcou presença com um grande estande e muitas ações de divulgação, competições e prêmios. No segmento de automóveis, a Ford demonstrou suas tecnologias de ponta instaladas em um modelo Ford Mustang. No segmento de bebidas, a Três Corações mostrou todo o seu processo de cultivo e beneficiamento do café usando realidade virtual, e a TNT, marca de bebida energética, teve um dos stands mais disputados por jovens que dançavam em um videogame para conquistar latas da bebida. Diversas outras empresas também marcaram presença com grandes estandes tais como SEBRAE, TV Globo e Petrobrás.
As palestras mais aguardadas e disputadas ocorreram no palco Feel The Future (principal), onde a presença de John “Mad Dog”, Caito Maia e Mitch Altman ganharam destaque. O palco, porém, também deu espaço a uma das principais decepções dos participantes: a ausência de Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, que não pode comparecer por questões de saúde.
A 11ª edição da Campus Party Brasil apresentou um amadurecimento do perfil de público e principalmente no comportamento dos participantes, que se traduziu em mais aprendizados e assuntos sérios em pauta e menos agito e bagunça. Ou seja, esta Campus foi menos “Party”.
A próxima edição do evento será realizada em Natal (RN), de 11 a 15 de abril de 2018.
*Thiago Peixoto é Mestre em Inovação e Propriedade Intelectual (INPI), Especialista em Dinâmica dos Grupos (SBDG) e Bacharel em Computação (UFRJ).