O relator da MP 1.040, Marco Bertaiolli (PSD-SP), diz que o objetivo da nova lei é melhorar o ranqueamento do Brasil no relatório Doing Business, do Banco Mundial. Hoje, o país ocupa a 124ª posição dos 190 países avaliados. A melhora nessa colocação, afirma, deve ter como resultado um aumento nos investimentos estrangeiros no país.
“Investimentos mundiais são lastreados em dados econômicos. Esses dados do Banco Mundial são usados em companhias e fundos para realizar investimentos“, disse, em entrevista ao Poder360.
A medida ficou conhecida como MP do ambiente de negócios. E Bertaiolli afirma que, somada a outras duas medidas recentes, deve colocar o Brasil entre os 100 primeiros colocados da lista. O objetivo da equipe econômica é escalar 50 posições.
“Brasil tomou atitudes, como aprovar a lei liberdade econômica, que deve produzir efeito. Teve também o contribuinte legal. Agora, com essa medida, devemos avançar mais umas 20 posições. Achamos que com essas três já devemos estar no top 100“, disse.
Marco Bertaiolli é paulista de Mogi das Cruzes. É administrador de empresas e tem 53 anos. Foi prefeito da sua cidade duas vezes e está no seu 1º mandato como deputado federal. Até o momento, focou na relatoria de temas relacionados à redução na burocracia. Ex-comerciante, ele começou a carreira política como presidente de uma associação local. Além da MP 1.040, foi relator da MP 899, do contribuinte legal.
“Mercado não precisa de intervenção do estado para ser regulado”, defende Accioly
Medida Provisória Da Liberdade Econômica: Confiança e humildade
VOTAÇÃO
Na Câmara, há acordo para votar a medida nesta semana. O relatório foi apresentado há duas semanas. Nos últimos dias, Bertaiolli se reuniu com lideranças partidárias e com equipes do ministério da Economia.
“Todas as alterações que foram feitas foram adequadas e sintonizadas com o ministério da economia. Estamos na fase de diálogo com os partidos da Câmara”, disse.
Fonte: “Poder 360”, 21/06/2021
Foto: Sérgio Lima