Em artigo publicado nesta quarta, 25 de abril, no site do jornal britânico “Financial Times”, o professor da Universidade Columbia e especialista do Instituto Millenium, Marcos Troyjo, comenta o entusiasmo exacerbado pelo Brasil nos mercados internacionais, a chamada “Brasilmania”, e os desafios que isto acarreta para o país.
Troyjo aponta a competência em biocombustíveis e as perspectivas do pré-sal, as gestões macroeconômicas responsáveis, as políticas de renda mínima e o agronegócio, mas adverte no entanto, que as percepções sobre o Brasil no exterior começaram a mudar. Troyjo destaca negativamente a baixa produtividade, os alto custos de produção e a altar carga tributária, que podem “asfixiar” a competitividade brasileira por muitos anos.
“O Brasil se autocongratula por uma economia puxada pelo consumo, não por uma tendência ascendente de poupança e investimentos”, indica Troyjo.
“Se os mega-eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, além do status de futura superpotência energética, fazem da economia algo mais do que uma miragem, tampouco são ingredientes mágicos de um “milagre”, conclui.
A íntegra do artigo pode ser acessada pelo link: http://blogs.ft.com/beyond-brics/2012/04/24/guest-post-brazil-miracle-or-mirage/#axzz1sxQYWP8v
No Comment! Be the first one.