O mercado internacional busca alguma recuperação nesta quinta-feira, 29, após as perdas significativas do dia anterior. Na Europa, onde a França e a Alemanha decretaram lockdown para conter a segunda onda de coronavírus, o índice pan-europeu Stoxx 600 se mantém levemente positivo, enquanto os futuros americanos sobem cerca de 1%. Apesar do tom mais ameno no mercado, o clima ainda é de cautela em relação aos efeitos econômicos de novas medidas restritivas.
Aproveitar as melhores oportunidades na bolsa exige conhecimento. Venha aprender com quem conhece na EXAME Research
Para atenuar os impactos de lockdowns na Europa, parte do mercado já considera a possibilidade de o Banco Central Europeu (BCE) adicionar novos estímulos até o fim do ano. Nesta quinta, o BCE irá decidir sobre a política monetária ainda pela manhã. As expectativas são de manutenção das taxas atuais.
Copom
No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou as estimativas de mercado e manteve a taxa Selic em 2% ao ano. No comunicado, o Copom voltou dizer que vê os recentes dados de inflação como efeito “temporário” e deixou a porta aberta para um novo corte, ainda que considere que “o espaço remanescente para utilização da política monetária, se houver, deve ser pequeno”. A nova decisão pode ter reflexos na curva de juros futuros, tendo em vista que parte dos investidores já especulavam que o Copom fosse dar sinais de elevação de juros para as próximas decisões, o que, pelo menos até agora, não ocorreu.
Fonte: “Exame”, 29/10/2020
Foto: Reprodução