Após quase um ano e meio vivendo em pandemia pela Covid-19, provavelmente, quase todo brasileiro tem a sensação de que o país está parado, ou que nada foi e nem será feito para a recuperação e desenvolvimento econômico.
Porém, de acordo com o vídeo do Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, desde 2019 o Brasil avançou muito em termos de política econômica. Assista!
“Em 2019 tivemos a Reforma da Previdência, a maior reforma estrutural da previdência brasileira, mas não foi só isso. Tivemos também a maior reforma estrutural do FGTS que liberou R$43 bilhões do fundo do FGTS para o seu dono”, exemplifica.
Ainda no primeiro ano de atuação do atual governo, são destacadas o “Saque-Aniversário”, o leilão de petróleo, e a Lei do Contribuinte Legal, que, segundo Adolfo Sachsida, já trouxe R$80 bilhões aos cofres públicos e oferece aos donos de micro e pequenas empresas a possibilidade de renegociar as dívidas com a União.
Em 2020, durante a pandemia, também foram aprovadas uma série de medidas importantes para a redução da crise fiscal, melhoria do ambiente de negócios e aumento da segurança jurídica, como o novo Marco Fiscal, o novo Marco do Saneamento, o novo Marco do Gás, a nova Lei de Falências, a Autonomia do Banco Central e a Nova Lei de Startups.
O Secretário de Política Econômica explica que a responsabilidade do governo federal não é decidir o que será produzido, mas sim criar novos instrumentos financeiros que possibilitem mais dinheiro para o setor produtivo.
“Nós estamos montando uma revolução silenciosa no porão da economia. Vai acontecer uma mudança que poucos percebem. O investimento privado vai indo para onde ele é mais rentável e não para onde o governo indica”, destaca.
As principais mudanças são no sentido do investimento privado, por ser feito com recursos privados, e não mais por bancos públicos. Essas medidas têm impacto no longo prazo, com aumento da produtividade e eficiência da economia.
“Quando comparamos a taxa de investimento atual, com a taxa de investimento há 10 anos, hoje os números estão um pouco menores. Porém, há 10 anos estava-se investindo na construção de estádio de futebol, o que não me parece o melhor uso do dinheiro público”, disse.
Neste ano, o destaque até o momento é a privatização da Eletrobras, e Adolfo Sachsida conta que as perspectivas entre o final de 2021 e 2022 são otimistas. “O PL Cambial, já foi aprovado na Câmara, falta o Senado. A nova Lei de Cabotagem, a BR do Mar, já foi aprovada pela Câmara e está no Senado. Também destacamos o novo Marco das Ferrovias, o novo Marco Ambiental, a mudança do sistema de partilha para concessões de petróleo, as debêntures de infraestrutura, e claro vem aí a Reforma Tributária e Reforma Administrativa”, finalizou.
A implementação da agenda liberal econômica é fundamental para o desenvolvimento do país, por isso esteja sempre atento às propostas e ações dos seus representantes, porque mesmo que não seja a curto prazo, todas elas têm impactos na sua vida. Use os conteúdos do Instituto Millenium e seja um cidadão atuante.