Procurando emprego? Que tal considerar ser seu próprio patrão? Há uma série de recursos sociais para ajudar você a se conectar com outros empreendedores e tirar sua ideia de negócio do papel. Com base em artigo de Dan Schawbel, colunista das revistas “Time” e “Forbes”, e sócio-diretor da Millennial Branding, empresa de pesquisa e consultoria da Geração Y, “O Globo” separou uma lista de 7 redes sociais exclusivas para empreendedores, além do LinkedIn – que, aliás, é a única que está no Brasil, mas todas estão cheias de brasileiros de olho nos artigos, vídeos e infográficos, além dos fóruns de discussão. Confira:
LinkedIn
Sem dúvidas, a mais conhecida e utilizada entre as redes sociais corporativas é o LinkedIn. Útil tanto para quem procura quanto para quem oferece emprego, o LinkedIn talvez seja a rede social corporativa que oferece o maior número de ferramentas interessantes para empreendedores. Grupos de discussão como o “On Startups”, que conta com mais de 54 mil membros, consistem no recurso mais conhecido, mas existem inúmeros outros como o LinkedIn Answers, que funciona como um fórum de perguntas e respostas; o Creative Portfolio Display, que propicia a divulgação de portfólios; o LinkedIn Corporate Solutions, destinado à empresas de headhunter, que otimiza buscas e gerencia perfis e até o Cardmunch, uma tecnologia para o LinkedIn mobile que permite tirar fotos de cartões de visita e identificar as informações em meio aos usuários do LinkedIn.
Young Entrepreneur
Para empreendedores jovens, curiosos e entusiastas do mercado empresarial, a Young Entrepreneur é um excelente ponto de partida. Esta comunidade assemelha-se a um fórum de discussão, com tópicos como e-commerce, marketing e franchising, entre muitos outros. Além do fórum principal, há bibliotecas de artigos, vídeos, infográficos interativos e blogs.
PartnerUp
O foco da PartnerUp são empreendedores que estejam buscando recursos e pessoas para oportunidades de negócios. Qualquer um pode participar, e nela é possível pedir ou oferecer conselhos, encontrar escritórios comerciais disponíveis para aluguel e prestadores de serviços para seu negócio.O grande diferencial desta rede social é o programa de negócios imobiliários “MoveUpSM”, que auxilia profissionais com dificuldade na busca por um escritório físico para alocar seus negócios. A PartnerUp também oferece um espaço para pequenos e médios empresários anunciarem seus serviços à comunidade e de chat entre empreendedores.
The Funded
O The Funded é uma comunidade on-line de empreendedores que pesquisam, classificam e comentam fundos de investimento. Nela o usuário pode visualizar e compartilhar exemplos de contratos, comentários e dicas para auxiliar outros usuários na busca por um bom investidor, assim como discutir a operação de uma empresa com quem já desenvolveu seu negócio próprio. Ao tornar-se membro (é necessário cadastrar-se para aproveitar todas as ferramentas oferecidas), você tem acesso a perfis detalhados de fundos de investimento, com especialidades e padrões, investimentos de referência e critérios de investimentos, além de dados de contato de fundos de capital de risco.
StartupNation
Negligenciado na maioria das redes sociais padrão, a produção de conteúdo relevante é o grande trunfo da StartupNation. Com artigos, fóruns, blogs, seminários e podcasts, os usuários podem adquirir bastante informação para tomar melhores decisões de negócio. O site oferece ainda uma série de “competições”, como o já tradicional concurso Dorm-Based 20, que premia startups surgidas em universidades, e competições de elevador pitch (a apresentação da empresa no menor tempo possível, entre 30 segundos e 2 minutos). A comunidade é composta tanto por novos empreendedores como por empresários estabilizados, que contribuem com a geração de conteúdo por meio de experiências práticas.
Perfect Business
Mais simples que as outras redes, o Perfect Business reúne conteúdo relevante em uma comunidade de clientes em potencial, prováveis parceiros de negócios e investidores em diversos segmentos. Ideal para construir um bom network corporativo, esta rede também tem parcerias com plataformas de referência como Entrepreneur e Virgin Money, e disponibiliza recursos como um construtor de planos de negócios, vídeos de empreendedores de sucesso, bibliotecas de artigos, e até um centro de investidores. Há a possibilidade de cadastrar-se com perfis gratuitos e o tipo “gold”, com uma mensalidade que garante um acesso mais amplo a todos os recursos do portal.
Biznik
Para quem considera redes sociais corporativas algo formal e engessado, o Biznik pode ser uma boa pedida. Eles mesmos se posicionam como uma rede social “não cansativa”, afirmando que ali o usuário não encontrará seus familiares e amigos, mas parceiros que possam ser proveitosos no desenvolvimento de seu negócio. A comunidade é composta por freelancers, CEOs e, sobretudo, profissionais autônomos. Como poucas outras redes sociais, é um ambiente mais voltado ao compartilhamento de ideias do que à divulgação de currículos. É obrigatório que todos os membros se cadastrem com dados verdadeiros, e a equipe do Biznik de fato monitora e revisa perfis para garantir essa política, conforme avisado já na primeira frase legível de sua homepage. Eles trabalham com três “níveis” de perfis, entre “basic” (gratuito), “active” e “supporting” (estes com custos mensais, sendo que o último garante mais visibilidade).
Cofoundr
A rede social Cofoundr reúne formadores de opinião, entre empreendedores, programadores, web designers, investidores e executivos de sucesso. Ao contrário da maioria das redes sociais, o Cofoundr é estritamente privado, e o usuário sequer visualiza outros perfis e informações se não for membro registrado. Um fato interessante, que acaba segmentando o grupo de usuários do Cofoundr, é a necessidade de um e-mail universitário ou corporativo válido, o que significa que estudantes de ensino médio ou usuários mais jovens e/ou desempregados não são aceitos. O primeiro passo é cadastrar-se, depois é necessário especificar sua habilidades e experiências profissionais e o perfil de pessoas com quem você deseja interagir. Em seguida, você está apto a postar suas ideias nos fóruns de discussão e iniciar seu network.
Fonte: O Globo
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