Visando a ampliar o diálogo entre o governo, o setor privado, a academia e a sociedade civil acerca dos desafios para a promoção da Indústria 4.0 no Brasil, a Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, o Ministério da Fazenda, e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e serviços realizam no dia 8 de março, com o apoio institucional do Insper, mais um encontro da série Diálogos Estratégicos.
Com o tema O Brasil e os desafios da 4ª Revolução Industrial: a economia política do futuro, o evento terá três painéis, cada um constituído por quatro palestrantes e um moderador.
A programação conta com nomes como Samuel Pessôa (EPGE, FGV-RJ), Cristiane Schmidt (Conselheira do CADE), Leonardo Rezende (PUC-Rio), Vinícius Carrasco (PUC-RJ), Marcos Lisboa (Insper), Antonio Márcio Buainain (Unicamp), Humberto Pereira (VP Embraer), Mariana Vasconcelos – (AgroSmart), Naércio Menezes Filho (Insper), Cláudia Costin (FGV -RJ), Maria Helena Guimarães Castro (Min. da Educação) e Ricardo Ávila (Sabó Autopeças).
Confira a programação completa:
8h – Credenciamento
9h – Boas-vindas: Marcos Lisboa, Presidente do Insper
9h05 – Abertura: Ministro Henrique Meirelles (Fazenda) (a confirmar); Ministro Marcos Jorge (MDIC) (a confirmar); W. Moreira Franco; Ministro-Chefe (Secretaria-Geral da Presidência da República) (a confirmar); Hussein Kalout, Secretário Especial de Assuntos Estratégicos
9h30 – Conferência de Abertura. Conferencistas: Gustavo H. B. Franco (Rio Bravo Investimentos); Gustavo Beliz (INTAL-BID)
10h15 – Perguntas e respostas
10h45 – Coffee break
11h – Painel 1
A Economia do Futuro e o Equilíbrio Necessário entre Interesses Público e Privado – Sensores, big data, máquinas auto calibráveis, computação em nuvem, serviços acoplados às máquinas, produção em massa customizada, agricultura e pecuária de precisão, digitalização industrial. A economia do futuro já chegou nos países mais avançados do globo e em algumas empresas que atuam no Brasil. Mas será que a estrutura regulatória do País estimula a adoção intensiva dessas tecnologias pelo conjunto das firmas e atrai empresas líderes no mercado mundial para o Brasil? Como deve ser a nova geração de políticas públicas e marcos regulatórios para promover a indústria 4.0?
Moderador: Carlos Pio (SAE/Presidência da República)
Painelistas: Samuel Pessôa (EPGE, FGV-RJ); Cristiane Schmidt (Conselheira do CADE); Leonardo Rezende (PUC-Rio); Vinícius Carrasco (PUC-Rio)
12h30 – Intervalo
14h – Painel 2
Haverá uma 4ª Revolução Industrial no Brasil? Desafios políticos e econômicos – Nos acostumamos a pensar a Economia como a soma de 3 setores mais ou menos autônomos entre si: commodities, manufaturas e serviços. No entanto, as tecnologias que caracterizam a 4ª Revolução Industrial alteram drasticamente essas categorias pois tornam crescentemente artificiais as fronteiras que as separam. Termos como servitização da manufatura, agricultura e pecuária de precisão e customização em massa indicam que a realidade econômica está marcada pela interpenetração. Uma reflexão sobre as políticas industriais adotadas no passado e a política industrial no século XXI.
Moderador: Rafael Moreira (MDIC)
Painelistas: Marcos Lisboa (Insper); Antonio Márcio Buainain (Unicamp); Humberto Pereira (Embraer); Mariana Vasconcelos – (AgroSmart)
15h45 – Coffee break
16h – Painel 3
Em Busca do Trabalhador 4.0: humano, robô, cobots? – A mão-de-obra disponível no Brasil será capaz de se ajustar às demandas de uma economia mais produtiva e integrada ao mundo? Os papéis dos governos, das empresas e dos sindicatos na formação do trabalhador da indústria 4.0?
Moderador: Marcello Estevão (Min. da Fazenda)
Painelistas: Naércio Menezes Filho (Insper); Cláudia Costin (FGV -RJ); Maria Helena Guimarães Castro (Min. da Educação); Ricardo Ávila (Sabó Autopeças); Guto Ferreira (ABDI)
17h30 – Encerramento
Serviço:
Data: 08 de março
Horário: 8h
Local: Auditório Steffi e Max Perlman, térreo – Insper
Endereço: Rua Quatá, 300, Vila Olímpia – São Paulo / SP. Estacionamento Rua Uberabinha, s/n
* Evento gratuito, vagas limitadas. Inscreva-se aqui