Buscando fomentar o espírito de liderança e incentivar jovens a transformar o mercado profissional brasileiro, o Instituto Ling abriu no último dia 2 de janeiro as inscrições para seu pioneiro projeto de bolsas de mestrado no exterior. Os programas START MBA/ MPA, direcionado a mestrandos em Administração de Empresas, e LLM Instituto Ling/ Gouvêa Vieira, para mestrandos em Direito, oferecem vagas em algumas das melhores universidades do mundo, tais como Harvard, Columbia, Stanford, MIT e London Business School of Economics – LSE.
Em conversa com o Instituto Millenium, a coordenadora de bolsas de estudos da instituição, Sandra Lemchen Moscovich, ressaltou a importância do projeto para a ampliação da educação dos jovens brasileiros: “Nosso objetivo é melhorar o Brasil através de investimentos na área de educação, primeiramente. Entendemos que uma maneira de melhorar a sociedade é melhorar suas lideranças, por isso, as bolsas de estudos para os jovens que estejam se destacando em suas carreiras para que façam uma complementação nos estudos em universidades de excelência e tenham uma visão diferente do mundo”. Ouça a entrevista no player abaixo!
Entre as universidades parceiras estão as 20 melhores dos Estados Unidos e as 10 melhores da Europa. Para concorrer às bolsas, o candidato precisa já ter sido aprovado para um mestrado de tempo integral na universidade desejada, explica Sandra. “Em todos os casos, nós olhamos muito a questão da necessidade financeira, mas ela sempre tem de estar alinhada ao mérito. Fazemos uma análise da situação do candidato e seus objetivos, como também, se ele se identifica com os valores do Instituto Ling. Nós acreditamos na meritocracia, na liberdade e no papel do indivíduo na construção do seu caminho e transformação da sociedade”, diz.
Apesar da oportunidade de aprimorar a qualificação acadêmica, a coordenadora aponta dois grandes desafios que os estudantes devem estar atentos: a demanda financeira – já que o valor de cada bolsa concedida varia de acordo com a classificação dos candidatos, e o afastamento do mercado de trabalho. “Esses projetos exigem coragem e planejamento para o estudante, por isso até que as nossas bolsas são para as pessoas que já foram aceitas pelas universidades, pois isso indica que já se planejaram e trabalham nessa ideia há um tempo. Assim concedemos um apoio suplementar para tocar esse projeto adiante”.
O instituto oferece também oportunidades para outras áreas como jornalismo, e ainda para alunos de graduação, ensino básico e médio. Para se inscrever, o candidato deve justificar sua situação financeira, além de possuir um currículo escolar ou profissional adequados.