É cientista social e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e especialista em Educação à Distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul (SENACRS). É professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciência Política da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), onde ministra disciplinas sobre marketing político e pesquisa de opinião pública. Assumiu, em maio de 2009, a coordenação do Curso de Ciências Sociais do Ensino à Distância (EAD) da Ulbra. É consultor de comunicação e marketing político de campanhas eleitorais, analista de pesquisas de opinião e de mercado, além de analista político. É autor de “PT: Comunismo ou Socialdemocracia?” (Soles, 2001), “O gauchismo no marketing de Olívio Dutra” (PGM, 2006) e de dois livros didáticos. Foi articulista do jornal “Gazeta Mercantil”, no caderno “RS”, e é editor do site “Professor Paulo Moura”.
Leia também
A bailarina que conquistou Wall Street: até quando o Brasil vai expulsar seus jovens talentos? Aos 29 anos, Luana Lope
17/12/2025
*Sara Almeida Aos 29 anos, Luana Lopes Lara se tornou a pessoa mais jovem do mundo a construir a própria fortuna bilionária, com um patrimônio...
O Estado que se compromete a encolher: lições e limites da agenda alemã
11/12/2025
A Alemanha decidiu, enfim, escrever, preto no branco, o que deseja fazer com o próprio Estado. A “Modernisierungsagenda – für Staat und...
Como a Ausência da Educação Clássica Aprofunda a Crise Econômica Brasileir
10/12/2025
*Deborah Palma O Brasil atravessa uma crise que não é apenas econômica, institucional ou política, é, antes de tudo, uma crise formativa. A...
O mito brasileiro dos direitos de propriedade
03/12/2025
*Felipe Camolesi Modesto Há séculos o senso comum reconhece a necessidade dos direitos de propriedade. O trabalho de um escultor produz uma obra...
Sem Comentários! Seja o primeiro.