Se o Rio é um dos principais destinos turísticos do mundo, é graças às suas belezas e à boemia, porque, quando o assunto é infraestrutura, como hotéis, transportes e limpeza das ruas, além de compras e relação custo-benefício, o Rio ainda é surreal. Numa pesquisa feita com 54 mil usuários que incluiu a cidade entre as 37 mais importantes para o turismo no mundo, o site de viagens TripAdvisor concluiu que o Rio ocupa a 29ª posição na avaliação geral. A cidade — única brasileira na lista — se destaca nas categorias vida noturna, ocupando o 10º lugar, e atrações, em 15º. O ranking sobre a melhor experiência é encabeçado por Tóquio, no Japão, seguida por Nova York, nos EUA, e Barcelona, na Espanha. Já a última colocação ficou com Mumbai, na Índia.
Nos outros 13 quesitos pesquisados, o Rio não sei sai tão bem na fita. A segunda edição do levantamento TripAdvisor Cities Survey mostra que a cidade é uma das piores em custo-benefício e hotéis: nas duas categorias, ficou em 36º, só ganhando de Moscou, na Rússia. Em compras, ficou entre as três últimas, em 35º, na frente apenas de Moscou (36ª) e Punta Cana (37ª), na República Dominicana.
O Rio também continua distante em termos de mobilidade (34ª colocação), conforto para quem viaja sozinho (34ª), amigável para famílias (34ª), transportes públicos (32ª), restaurantes (32ª) e limpeza das ruas (30ª). Na pesquisa anterior, com a participação de 40 cidades e outro modelo de questionário (que não incluía ranking sobre a experiência geral), o Rio ganhou pontos positivos em simpatia dos locais (11ª) e se saiu pior em relação à sensação de segurança (39º lugar).
A cidade ainda ocupa o 29º lugar em cultura, 26º em moradores hospitaleiros, 23º na categoria taxistas e 26º em serviços de táxi.
— Um ponto importante é que o Rio está entre 37 cidades que mais recebem turistas no mundo. São cidades muito fortes, e estar nesta lista é um bom sinal — afirma o porta-voz do TripAdvisor no Brasil, Renan Rubert.
Por cidade, 300 questionários
Para cada cidade, foram respondidos no mínimo 300 questionários. Para Rubert, os grandes eventos da cidade são a oportunidade para o Rio tentar subir nos rankings:
— O Rio requer investimentos altos para estar entre as melhores do mundo. Em transporte público, Tóquio, com uma das maiores linhas de metrô do planeta, é a primeira. Dubai, conhecida pela qualidade dos hotéis de luxo, é a primeira na categoria hotéis. Cancun vem em segundo nesse quesito. Mas você vê que algumas dessas marcas de hotéis estão chegando ao Brasil por causa da Copa e das Olimpíadas. Há a oportunidade de que essas redes tragam novos conceitos para o país e influenciem o mercado positivamente — diz Rubert.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, discorda da posição do Rio em relação à qualidade dos hotéis:
— Novos hotéis supermodernos foram entregues para operação na Copa do Mundo.
Na mobilidade, Lopes diz que o momento é de mudanças:
— Em relação a transporte e mobilidade, estamos no meio de uma mudança bastante acentuada. Ainda falta muito, mas espero que muitas dessas necessidades estarão resolvidas em 2016.
Em nota, o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, afirma que está feliz porque o Rio está na lista representando o Brasil, e que “pesquisas são sempre positivas para nos dar direção e indicar onde podemos nos aprimorar”.
Fonte: O Globo
No Comment! Be the first one.