Ao contrário do que acontece em outros países, os estudantes brasileiros não consideram a universidade um bom lugar para o empreendedorismo. A conclusão é de uma pesquisa feita pelo Instituto Data Popular e encomendada pelo Sebrae e pela Endeavor.
O estudo “Empreendedorismo nas universidades brasileiras” mostrou que apenas 36% dos alunos acreditam que as salas de aula satisfaçam suas necessidades sobre empreendedorismo. Entre os professores, a média é de 65%.
Do total de empreendedores universitários entrevistados, mais da metade não conversa com professores sobre negócios. Foram entrevistados 2.230 alunos e 680 professores de mais de 70 instituições de ensino, em todas as regiões do país, entre 29 de abril e 13 de maio de 2016.
Hoje, as universidades têm poucas ações ligadas ao empreendedorismo. A maior parte das iniciativas apenas incentiva os estudantes, mas não oferece visão empreendedora e conhecimentos mais profundos em gestão de novos negócios, franquias e inovação e tecnologia. “Reforçar o conteúdo de empreendedorismo nas universidades é estratégico para o desenvolvimento da economia”, diz Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, em nota.
Para os alunos que já empreendem, as universidades deveriam investir em conteúdo, incubadoras e eventos sobre empreendedorismo. Hoje, 38% das faculdades entrevistadas oferecem este tipo de atividade. “É importante fortalecer a conexão dos educadores com o mercado, seja trazendo mais empreendedores para a sala de aula, seja aproximando os alunos de redes de alumni”, afirma Juliano Seabra, diretor-geral da Endeavor, em nota à imprensa.
Fonte: “Pequenas empresas e grandes negócios”.
No Comment! Be the first one.